5 cuidados com o rosto no inverno
cuidados com o rosto no inverno

As temperaturas baixas e os banhos mais quentes nesta época do ano podem deixar nossa pele mais seca, principalmente a face. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para manter os cuidados com o rosto no inverno é importante investir em uma alimentação rica em vitaminas e antioxidantes. Além disso, hidratações frequentes também garantem uma pele saudável.

O rosto é uma das áreas mais expostas ao frio. A pele ao redor dos olhos e dos lábios é mais sensível e, se não houver o cuidado ideal, mais suscetível ao surgimento de rugas e linhas de expressão.

A seguir, algumas dicas de como garantir os melhores cuidados com o rosto no inverno, tanto em casa como em clínicas especializadas.

SAIBA MAIS: Pele saudável com dieta rica em colágeno

 

1 – Invista em procedimentos estéticos


As temperaturas mais baixas também contribuem para a realização de alguns tratamentos dermatológicos. Como a incidência de sol é menor, o clima favorece a aplicação de peelings e laser. Fazer uma limpeza de pele periodicamente também ajuda a manter a aparência saudável. Ao remover as impurezas e limpar profundamente os poros, a pele ganha hidratação e tonificação. Quando combinada à esfoliação, remove as células mortas e estimula a renovação celular. A técnica pode ser feita a cada 30 ou 40 dias e é ideal para prevenir as marcas de expressão.

cuidados com o rosto no inverno

SAIBA MAIS: Quatro cirurgias faciais para rejuvenescer

2 – Evite banhos muito quentes

É inevitável, o frio chega e a temperatura do chuveiro aumenta. Mas banhos muito quentes e demorados podem ser prejudiciais para sua pele, principalmente para o rosto, onde é mais sensível. O ideal é lavar a face com água morna e sabonetes específicos para a região. Ensaboar-se demais e fazer muita fricção com buchas também contribui para desregular a composição do manto hidrolipídico, uma camada hidratante natural produzida pelo organismo que protege a pele contra a perda de água.

3 – Tenha uma alimentação adequada


Legumes, frutas e hortaliças são ótimas fontes de vitaminas e minerais que ajudam a neutralizar radicais livres, regular os processos metabólicos e prevenir o envelhecimento da pele.  Morango, laranja, limão, brócoli, repolho e cenoura são ideais para esta época do ano, pois reforçam as defesas naturais do corpo, graças à alta concentração de vitamina C. Uma dieta saudável conta ainda com porções regulares de soja. Ela contém isoflavonas, que auxiliam contra o ressecamento e melhoram a elasticidade epitelial. Castanhas, nozes e amêndoas, ricas em vitamina E, selênio e antioxidantes, ajudam a manter a derme saudável e bonita.

cuidados com o rosto no inverno4 – Beba bastante líquidos

Um dos grandes erros durante o inverno é reduzir a ingestão de líquidos. Além da água, importante para conservar a hidratação da pele durante os dias frios, ingerir chás também ajuda a manter a derme viçosa, macia e elástica. A infusão de camomila tem propriedades calmantes e anti-inflamatórias, por isso pode ser ingerido ou usado como tônico em compressas diretamente sobre a pele. Neste caso, alivia os incômodos causados por eczemas, acnes e alergias. Assim como os antioxidantes presentes no chá verde que ajudam a retardar o processo de envelhecimento e atenuar linhas de expressão.

SAIBA MAIS: Dicas nutricionais para uma alimentação adequada no inverno

5 – Abuse do protetor solar e hidratante

Usar filtro solar é um principais cuidados com o rosto no inverno. Mesmo mais fraco, o sol continuam emitindo raios ultravioletas que são extremamente prejudiciais à pele. Além da face, mãos, braços e colo precisam de proteção diária com, no mínimo, um fator 15. O uso de cremes hidratantes também é importante para garantir a nutrição, maciez e sedosidade dermatológica. A escolha deve estar de acordo com o tipo de pele. Uma formulação específica garante maior proteção e hidratação para o rosto, principalmente para áreas mais sensíveis como ao redor dos olhos e nos lábios.

MAIS
POSTAGENS