Em alta entre famosos e anônimos que buscam queimar gordura e emagrecer, sem que ocorra perda de massa magra, o jejum intermitente traz vários benefícios para o organismo.
Jejuar é uma prática que, quando bem orientada, permite ao nosso corpo reciclar nutrientes, organizar o metabolismo, fortalecer a imunidade e ainda potencializar o desempenho físico e mental. Por isso, é importante entender que jejum não é dieta, mas sim um método de alimentação aplicado para preservar nossa saúde e aumentar a qualidade de vida. Ele intercala várias horas de abstinência alimentar com períodos de alimentação correta e adequada para atingir os resultados esperados.
Leve uma vida doce sem exagerar no açúcar
A seguir, apresentamos uma lista com alguns dos principais benefícios desta prática.
1 – Emagrecimento
Ele auxilia no emagrecimento sem que haja necessidade de restringir o consumo de calorias, como em outras técnicas radicais. Isso porque, quando ficamos longos períodos sem comer, o corpo inicia um processo de reparação celular e libera hormônios para queimar a gordura que está estocada.
2 – Combate à inflamação
Condições que levam à alimentação incorreta podem causar o estresse oxidativo, situação em que o corpo fica vulnerável a algumas doenças. Com o jejum intermitente, aumentamos nossa imunidade e reduzimos a possibilidade de contrair inflamações.
3 – Coração mais saudável
A orientação correta para a realização de horas sem se alimentar contribui para amenizar os fatores de risco que prejudicam o coração. Entre eles, o controle da pressão arterial, do colesterol, triglicerídeos e glicose.
Diabetes controlada permite realização de plástica
4 – Melhora a condição cerebral
O jejum aplicado de forma intermitente aperfeiçoa nossas funções metabólicas e assim contribui também para a saúde cerebral. Além disso, aumenta o crescimento de novas células nervosas e nos protege de danos cerebrais.
5 – Aumenta a longevidade
Estender o tempo de vida de quem pratica o jejum intermitente talvez seja um dos benefícios que mais chamam a atenção. Além de longevidade, você ganha mais qualidade de vida e de forma saudável.
Mas antes de iniciar a prática, consulte seu médico e peça orientações corretas para não prejudicar seu corpo. Corrigir a alimentação, estar ciente dos objetivos a serem alcançados, de forma realista, e manter-se hidratado são essenciais para o sucesso deste processo.