Seis nutrientes essenciais ao organismo e que contribuem para uma cirurgia de sucesso
nutrientes

Com funções específicas para o nosso organismo, diversos nutrientes devem fazer parte do nosso dia a dia para que tenhamos uma dieta completa e balanceada. A alimentação ideal deve incluir doses corretas de vitaminas, sais minerais, carboidratos, proteínas e gorduras.

Não observar essa orientação pode ocasionar deficiências ao corpo. Para quem precisa se submeter a procedimentos cirúrgicos, a falta de nutrientes considerados fundamentais pode dificultar a operação, o pós-operatório e também os resultados obtidos.

O consumo equilibrado de alimentos fornece energia, auxilia na reconstrução de tecidos, diminui a probabilidade de desenvolver doenças e infecções, além de proporcionar bem-estar.

Confira abaixo uma lista dos nutrientes essenciais para se manter saudável.

bem-estar

1. Vitaminas e sais minerais: São os responsáveis por regular nossos processos metabólicos.

2. Água: Indispensável para nossa sobrevivência. Além de seu consumo habitual, pode ser encontrada em grande quantidade nas frutas e hortaliças.

3. Proteínas: É através da sua ingestão que se desenvolvem nossos músculos, ossos, pele e órgãos. Alimentos ricos em proteínas são grandes provedores de energia.

salmão

4. Gorduras (lipídios): são as maiores fontes de armazenamento de energia e contribuem para a absorção das vitaminas A, D, E e K.

5. Carboidratos: as funções metabólicas de nossas células são realizadas por meio da ingestão de carboidratos, presentes em cereais, tubérculos e açucares.

Particularmente para quem vai fazer cirurgia plástica, a vitamina A, presente na cenoura, abóbora, couve e espinafre, por exemplo, quando ingerida em quantidades satisfatórias, contribui para o crescimento dos tecidos e para manter o sistema imunológico em bom funcionamento. Enquanto que a carência dessa substância dificulta o combate às infecções.

cenoura

Também é preciso avaliar os índices de vitamina C e zinco. A primeira, encontrada em frutas cítricas como laranja, abacaxi e kiwi, ou ainda no tomate, agrião e alface, possui atividade antioxidante e auxilia no processo de cicatrização. Essa mesma função é obtida com a ingestão ideal de zinco, encontrado em carnes, peixes, nozes, feijões e ovos.

Antes de se submeter a qualquer intervenção, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da qual sou membro titular, recomenda conversar de forma clara e sincera com seu médico. Só um profissional capacitado poderá solicitar uma investigação completa de sua condição de saúde, o que inclui histórico médico, identificação de alergias, uso de medicações, álcool, cigarros ou outras drogas.

MAIS
POSTAGENS