Benefícios da Drenagem linfática no pós-operatório

A drenagem linfática é uma técnica de massagem que deve ser realizada por profissionais capacitados, entre eles os fisioterapeutas. Tem por objetivo estimular o sistema linfático a trabalhar de forma mais acelerada. Ela pode ser feita com as mãos ou com aparelhos específicos.

Por que fazer drenagem linfática no pós-operatório?

Normalmente a drenagem linfática já traz muitos benefícios para o organismo, mas quando se é submetido a uma cirurgia plástica, esse procedimento torna- se imprescindível para uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

O corpo humano funciona como uma máquina que possui as ferramentas necessárias para se restabelecer de traumas e lesões. O volume de tecidos que o organismo precisa regenerar após uma cirurgia é muito grande. A drenagem fornece uma ajuda a mais para acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, encaminhando-os para que sejam eliminados.

A técnica é indicada principalmente nos casos de cirurgias plásticas de abdômen, lipoaspiração, lipoescultura, cirurgia de mamas e face. Essas cirurgias causam eventos clínicos habituais no pós-operatório, como hematomas e fibroses.

 

A massagem auxilia no reparo tecidual da região, prevenindo e controlando essas complicações. Além de ser relaxante e tranquilizante, este método ajuda no funcionamento do sistema imunológico, atua no aumento da circulação sanguínea e, ainda, alivia as dores geradas pelos edemas e inchaços.

 

MAIS
POSTAGENS