A escolha do cirurgião: sua vida em boas mãos

O desejo ou necessidade por cirurgia plástica faz parte da vida de muitas pessoas. Homens e mulheres recorrem aos procedimentos estéticos e reparadores para fazer de pequenas a grandes modificações no corpo e na face.

Mais do que com a aparência física, as intervenções cirúrgicas devem estar relacionadas à qualidade de vida e à saúde dos pacientes. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Por isso, optar pela cirurgia plástica deve ser uma escolha pessoal, sem interferências ou pressões para atender a padrões impostos socialmente.

Decisão tomada, é preciso pesquisar muito antes de escolher o profissional que cuidará do seu caso. Buscar indicações com familiares e amigos que já tenham referências pode ser o primeiro passo para conhecer seu médico. A empatia e a segurança da relação médico e paciente devem ser essenciais neste momento.

médico

Também é importante avaliar os motivos que levaram à busca pelo procedimento. Conversar abertamente com o cirurgião e revelar quais as intenções e expectativas em relação aos resultados contribuem para que o profissional passe todas as informações necessárias sobre o procedimento e as etapas pré e pós-operatórias.

Não são raros os casos noticiados pela mídia de pacientes que se deixaram levar por profissionais não qualificados. Nestas situações, muitas pessoas acabam com cicatrizes e marcas causadas por procedimentos inadequados, além da necessidade de novas intervenções para corrigir os erros.

Para garantir ao paciente que sua escolha é segura, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica desenvolveu um aplicativo para celular para Android e iOS que permite ao usuário verificar se o médico é especialista em cirurgia plástica. A ferramenta leva o nome de “SBCP e Ideah” e traz informações sobre os procedimentos cirúrgicos, além de indicar se o profissional pesquisado é membro da SBCP.

aplicativo SBCP

Com o uso do aplicativo, mais informações são disponibilizadas aos pacientes e assim os riscos de cair em mãos erradas e de obter resultados insatisfatórios pode ser reduzido. A entidade alerta que em todo o país existem aproximadamente 12 mil médicos realizando procedimentos de cirurgia plástica sem habilitação para esta área.

Antes de decidir por uma intervenção, lembre que sua saúde deve estar em primeiro lugar.

MAIS
POSTAGENS