Muitos dos pacientes que procuram a clínica estão em busca de procedimentos que permitam a melhor harmonia entre rosto e corpo. Na face, a posição do nariz, boca e queixo é essencial para atingir este objetivo.
No caso do queixo, quando apresentado de forma retraída ou estendida em relação ao posicionamento ideal, o indicado é realização da mentoplastia. A cirurgia remodela o mento com o uso de implantes ou do próprio osso.
Este é um procedimento aplicado a pacientes com necessidade de correções em deformidades funcionais ou estéticas, mas também pode ser realizado para auxiliar no tratamento de apneia obstrutiva, situação em que a passagem de ar pela faringe é bloqueada durante o sono.
Para queixos retraídos, o retroposicionamento é corrigido com a inclusão de prótese. A peça pode ser inserida de duas formas: por meio de incisão na parte interna da boca, próximo ao sulco formado entre os dentes e o lábio inferior, ou por incisão na parte externa da boca. Neste segundo caso, o corte é encoberto naturalmente pela pele, na parte inferior do queixo.
O pré-operatório deste procedimento exige uma análise facial para definir as proporções ideais a cada paciente, além da investigação do histórico médico e odontológico do paciente. Para o procedimento, aplica-se anestesia local, com ou sem sedação. E após realizada a cirurgia, um tipo de curativo local é aplicado para auxiliar na imobilização da prótese e deve ser mantido por cerca de uma semana. Edemas e inchaços também são comuns na primeira quinzena. Exposição ao sol e prática de exercícios físicos devem ser evitados no período pós-operatório.
Para a perfeita harmonização do rosto, a relação entre queixo e nariz deve ser obedecida. Por isso, em alguns pacientes, recomenda-se que a mentoplastia seja feita associada à rinoplastia, pois ao aumentar ou diminuir o tamanho do queixo as proporções faciais podem ficar desalinhadas.
A decisão pela realização de procedimento cirúrgico, estético ou reconstrutivo, deve ser tomada individualmente, sem interferências ou pressões sociais. O mais importante é que o paciente esteja satisfeito com suas características faciais e sinta-se bem com sua aparência. Em todos os casos, é preciso procurar um cirurgião plástico de sua confiança, com qualificação certificada e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Leia também sobre outros procedimentos da face: ocidentalização dos olhos, rinoplastia e toxina botulínica.