Não importa se estão acima, abaixo ou com o peso ideal, mulheres com quadris avantajados já sentiram algum incômodo por causa do acúmulo das células adiposas nesta região do corpo. A combinação de atividades físicas e alimentação balanceada pode amenizar a aparência dos culotes, mas dificilmente irá eliminar por completo a gordura no local.
Massagens, drenagem linfática ou intradermoterapia (injeções com substâncias para eliminar a adiposidade) são tratamentos alternativos para dissolver a gordura. Porém, para ter resultado com até 100% de eficiência, a lipoaspiração de culotes é o mais indicado.
Para se submeter à técnica, os pacientes devem estar com peso até 30% acima do ideal. Durante a cirurgia, é aplicada anestesia local e em seguida, pequena incisões são feitas para inserir a cânula e soltar o excesso de gordura que será aspirada para fora do corpo.
No pós-operatório, é imprescindível a utilização de cintas compressivas modeladoras. A drenagem linfática também é indicada para acelerar o processo de recuperação. Duas a três semanas após a cirurgia, as atividades devem ser suspensas e após 30 dias a rotina pode ser retomada sem excessos.
Como em toda lipoaspiração, o inchaço e os hematomas serão eliminados gradativamente. O resultado final do procedimento pode levar até seis meses para aparecer.
É preciso lembrar que a cirurgia plástica não proporciona emagrecimento, apenas retira a gordura e remodela a região do corpo onde for aplicada. Por isso, é imprescindível que a paciente se exercite regularmente e se alimente de forma saudável.
Mesmo sem possibilidade das células adiposas aspiradas se regenerarem, caso não haja controle do peso, as restantes podem inchar e o corpo apresentar novamente gordura localizada.