Implantes de silicone estão na lista dos procedimentos mais procurados nas clínicas de cirurgia plástica. Mesmo com toda divulgação, ainda há muitas dúvidas sobre o material utilizado. Por isso, listamos a seguir algumas explicações sobre as próteses e sua durabilidade.
Validade dos implantes
O silicone utilizado nas cirurgias plásticas não é vitalício. Quando não substituídos no momento certo, os implantes podem romper e oferecer riscos à saúde do paciente. O acompanhamento médico é essencial para saber quando a troca deve ser feita. Em média, a substituição acontece entre 15 e 20 anos. No caso de mamoplastia de aumento, anualmente uma ultrassonografia pode ser feita para verificar as condições do material.
Rompimento da prótese
Apesar de raros, podem acontecer casos de rompimento das próteses. Mesmo com todo avanço no processo de produção dos implantes, quedas ou acidentes com traumas graves podem causar danos ao silicone. Seguir as recomendações médicas no pós-operatório é essencial para que tudo aconteça conforme o esperado. Força excessiva, escoriações e movimentação em demasia devem ser evitadas, principalmente no período de cicatrização.
Mudanças no formato
Nenhuma cirurgia para implante de silicone tem resultado permanente. Ao longo da vida, além da atenção com a validade dos produtos, é preciso acompanhar e discutir com seu médico as mudanças no formato do local de implante da prótese. Envelhecimento, oscilações de peso, perda de elasticidade da pele e questões hormonais são alguns fatores que, eventualmente, podem causar as mudanças.
Qualquer que seja sua decisão, esta deve ser uma escolha pessoal, livre de qualquer pressão social. Procure um médico capacitado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e fale com ele sobre todos os detalhes, riscos e recomendações que envolvem o procedimento para implante de silicone. Somente assim você terá garantia sobre a qualidade do material utilizado e poderá desfrutar do novo formato de corpo sem riscos a sua saúde.
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.