O passar dos anos pode trazer mudanças significativas em nossa aparência. A pele perde a elasticidade, os músculos, a rigidez, e o rosto começa a apresentar excesso de tecido eptelial. Esta situação fica ainda mais perceptível devido à força da gravidade que faz os vincos entre o nariz e a boca parecerem mais profundos.
Para reverter parcialmente este aspecto cansado e envelhecido da face, uma das cirurgias mais procuradas aqui na clínica é a de rejuvenescimento facial. Conhecida como ritidoplastia ou minilifting, a técnica permite resultados bem próximos aos naturais.
O procedimento tem como objetivo resgatar uma face mais jovem e harmônica, sem modificar os traços da pessoa nem alterar sua expressão facial. Para isso, cirurgião e paciente precisam discutir todos os detalhes da cirurgia e apontar o que melhor se encaixa a cada caso.
Para fazer a cirurgia, o paciente recebe anestesia local com sedação. As cicatrizes são permanentes, mas as técnicas atuais permitem que fiquem pouco aparentes e cada vez menos perceptíveis, desde que realizadas por profissionais capacitados e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Este tipo de intervenção cirúrgica passa por diversas fases evolutivas até que se consiga atingir o resultado desejado. Edemas, hipersensibilidade e inchaços fazem parte do processo e desaparecem em cerca de três semanas. No pós-operatório, deve-se evitar exposição ao sol durante o primeiro mês e utilizar sempre protetor solar.
Para casos em que as rugas já estão em estágio acentuado na face, pescoço e queixo, podem ser indicados tratamentos complementares, como preenchimentos e peelings que ajudam a melhorar a qualidade da pele.