A importância dos exercícios físicos pós-cirúrgicos

Uma das recomendações mais importantes que dou a meus pacientes antes das cirurgias plásticas é sobre estar em boas condições de saúde. Além de reduzir os riscos dos procedimentos, manter uma vida saudável também contribui muito para a recuperação pós-cirúrgica.

Na lista de itens que contribuem para isso, os exercícios físicos têm papel fundamental. Entre os benefícios encontrados nas atividades estão a tonificação muscular, a melhora da circulação sanguínea e, por consequência, o controle dos níveis de glicose, colesterol e da pressão arterial.

SAIBA MAIS: 7 motivos (pelo menos) para você se exercitar

A prática de exercícios é ainda mais importante quando a intervenção cirúrgica tem o objetivo de melhorar o contorno corporal. Como por exemplo, quando a pessoa é submetida à abdominoplastia. Caso siga um programa de exercícios, focado em abdominais e adequados à sua condição, ele irá complementar o resultado da cirurgia, promovendo o fortalecimento dos músculos na região.

corrida-mulher-2

Quando retomar as atividades?

Mas, quem passa por uma plástica também precisa obedecer ao intervalo necessário de pausa nos treinos para que não interfiram nos resultados, sendo que para cada caso há uma orientação específica.

Somente após a cicatrização completa da região operada, e de não existirem mais pontos no local, é que as atividades podem ser retomadas. Iniciando com um ritmo lento e aumentando a intensidade gradualmente com o passar do tempo.

SAIBA MAIS: Seu corpo em dia com a alimentação funcional

Com ou sem cirurgia, a prática de atividades físicas previne o aparecimento de flacidez muscular, pois estimula a elasticidade da pele, além de oferecer muitas vantagens ao nosso organismo. Por isso, converse com seu cirurgião e mantenha o acompanhamento de um educador físico para que tudo seja adaptado à sua necessidade.

MAIS
POSTAGENS