Cirurgia íntima: quais os tipos e quando fazer?

Algumas mulheres podem sentir desconfortos em sua estrutura genital durante a prática de exercícios físicos, ao vestir calças mais justas, ou mesmo durante o ato sexual. Em muitos casos, esses incômodos estão relacionados ao tamanho dos lábios vaginais ou do monte de Vênus. E o que muitas das pacientes que me procuram desejam saber é: em que momento a cirurgia íntima pode ser feita?

São vários os procedimentos cirúrgicos disponíveis para auxiliar tanto na estética quanto na funcionalidade da região íntima feminina. Cresce, a cada dia, o número de mulheres que buscam esse tipo de intervenção, mas ainda é um assunto que pode gerar muitas dúvidas. Querer e entender a necessidade de uma cirurgia dessa natureza pode ser o primeiro passo para definir o momento ideal de fazê-la.

jeans

Além das questões estéticas, a saúde íntima feminina também pode ser comprometida em casos de excesso de tecidos na região dos grandes ou pequenos lábios vaginais, já que isso pode dificultar a correta higienização da área e causar infecções.

Para se submeter a qualquer um dos procedimentos de cirurgia íntima, é necessário entender como são feitos.

A redução dos pequenos lábios, ou labioplastia, por exemplo, retira o excesso de tecido dessa região através da remodelação dos bordos internos da vulva, restaurando seu aspecto estético e natural. O alargamento dos pequenos lábios pode ocorrer devido à formação genética, em decorrência dos partos, com o passar da idade ou por causa de infecções.

O procedimento exige anestesia local com sedação, e pode durar até uma hora para ser finalizado. A paciente pode ter alta logo após o procedimento e, por alguns dias, ainda deve sentir mais sensível o local da cirurgia, sem esquecer de obedecer ao prazo de 30 dias de abstinência sexual. Não há cicatriz visível, já que para a sutura é utilizado um fio absorvível, que cai naturalmente.

ninfoplastia

Para a cirurgia de redução do monte de Vênus, o procedimento envolve a retirada do excesso de gordura que está localizado sobre o púbis através de uma lipoaspiração local. Essa é uma intervenção bem simples que dura em média 30 minutos. As recomendações para o pós-operatório são as mesmas indicadas para a labioplastia.

A lipoaspiração também é indicada pra casos em que os grandes lábios vaginais se apresentem muito espessos ou volumosos e, em alguns casos, ainda é necessário retirar parte do tecido. Mas, se os grandes lábios estão murchos ou flácidos, muito comum de acontecer com o passar do tempo, o indicado é fazer o preenchimento com gordura da própria paciente, retirada de outro local e associada a substâncias artificiais de preenchimento.

mulher

Insatisfação estética, desconforto, dificuldade de higienização ou mesmo vergonha de se despir podem ser os primeiros pontos de análise. Sentir-se bem com o próprio corpo deixa a mulher mais segura e confiante. Além disso, ter uma vida sexual com qualidade também deve estar relacionado ao bem-estar pessoal das pacientes.

MAIS
POSTAGENS