Quem passa por um processo de grande perda de peso, encara a falta de elasticidade da pele como consequência do emagrecimento. Neste processo, é preciso aprender como reduzir a flacidez através da adoção de hábitos saudáveis e técnicas eficazes para conquistar as medidas e a aparência que deseja.
Quando o excesso de gordura é eliminado, as fibras que dão suporte à derme perdem a capacidade de retração e ela fica flácida. Isso acontece em todo corpo, mas áreas como braços, coxas, abdômen, glúteos e face estão mais suscetíveis.
Por isso, preparamos uma lista com seis dicas para te ajudar a tonificar a pele, aumentar a produção de colágeno e eliminar a flacidez.
SAIBA MAIS: 6 ALIMENTOS PARA DIMINUIR A FLACIDEZ
1 – Alimente-se certo
Uma dieta equilibrada é importante para manter tudo o que foi conquistado e ainda deixar a pele mais firme. É importante incluir no cardápio alimentos que garantam grande variedade de nutrientes para estimular a produção de colágeno, combater os radicais livres e impedir a degeneração celular. Nesta categoria estão frutas vermelhas e cítricas, cenoura, aveia, abacate e oleaginosas.
2 – Exercite-se e ganhe massa muscular
Ganhar mais massa muscular com a realização de atividades físicas é uma ótima opção para acabar com a flacidez da pele. O treino ideal para atingir este objetivo deve mesclar atividades aeróbicas e de força que trabalhem todos os grupos musculares. Abdominal, caminhada, natação, musculação, pilates e treinamento funcional são as modalidades mais indicadas.
SAIBA MAIS: FAÇA ENDERMOTERAPIA E DIGA ADEUS À CELULITE
3 – Hidrate-se
Beber água regularmente faz bem para todo o corpo. Ingerir no mínimo oito copos diários de água é suficiente para manter o organismo hidratado, auxiliar no funcionamento dos músculos, órgãos e células. A ingestão de água ainda garante a saúde da pele, pois renova as fibras de colágenos, contribui para a eliminação de toxinas e para a queima de gordura.
4 – Nada de cigarros
Além de todos os malefícios que o cigarro causa à nossa saúde, ele reduz consideravelmente a elasticidade da pele. Os níveis de antioxidantes no sangue e a produção de colágeno e elastina também são reduzidos no organismo de fumantes. Sem falar que o tabagismo é um dos principais fatores de envelhecimento da pele.
SAIBA MAIS: CONHEÇA TRÊS TRATAMENTOS PARA REDUZIR CELULITES
5 – Aposte na radiofrequência
Na linha dos procedimentos não invasivos, a radiofrequência é um dos mais indicados pelos especialistas para eliminar a flacidez. O tratamento consiste na emissão de ondas eletromagnéticas que aumentam a temperatura da pele e desencadeiam uma série de reações fisiológicas induzem a produção de colágeno. A terapia é indolor e permite ao usuário retornar às atividades diárias sem restrições. Pode ser aplicada em qualquer parte do corpo e seu uso é indicado para qualquer época do ano. As contraindicações são para gestantes, pessoas com trombose, implante metálico, DIU, marca-passo cardíaco ou que apresentem alterações de sensibilidade, lesões ativas, e dermatites em geral.
6 – Abdominoplastia também pode ser a solução
Ao remover o excesso de pele e de gordura da região abdominal, a abdominoplastia também elimina a flacidez desta parte do corpo. Esta é uma cirurgia indicada para quem emagreceu grande quantidades, que oscila de peso frequentemente, mulheres que já tiveram várias gestações ou pacientes com fatores genéticos que aceleram o envelhecimento e causam a flacidez.
Imagens: Freepik