É comum muitas pessoas terem dúvidas quanto aos procedimentos de cirurgia plástica, principalmente em relação àqueles com nomes ou objetivos semelhantes. É o caso da abdominoplastia e da mini-abdominoplastia.
Ao contrário do que pode parecer, não é apenas uma operação de maior intensidade do que a outra. Mesmo que sejam indicadas para pessoas que apresentam oscilações significativas de peso, o famoso efeito sanfona , é preciso observar o perfil e a necessidade do paciente, pois para cada caso se faz uma indicação específica.
Para ajudar a entender melhor, apresentamos cada um desses procedimentos.
Abdominoplastia
O cirurgião plástico retira grande excesso de pele e gordura do paciente, restaura a musculatura enfraquecida e remodela o umbigo.
É indicada para casos onde haja grau elevado de flacidez muscular. Na maioria dos casos, não há necessidade de outras intervenções cirúrgicas associadas.
A cicatriz é mais alongada, indo de um lado a outro do abdômen, em um local que fique escondido sob as roupas íntimas.
SAIBA MAIS: ABDOMINOPLASTIA CORRIGE MUSCULATURA APÓS DIÁSTASE
É uma operação recomendada para quem está clinicamente saudável, não apresenta patologias que possam prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, não seja fumante e, acima de tudo, tenha perspectivas realistas em relação ao resultado final.
Mini-abdominoplastia
É uma cirurgia, em geral, indicada para quem está no peso ideal ou próximo a ele, mas apresenta grau leve de flacidez muscular.
São essas condições que irão determinar a quantidade de pele a ser retirada e essa é uma das principais diferenças em relação à abdominoplastia.
Normalmente, está associada à lipoaspiração e, por necessitar de uma pequena incisão, resulta em uma cicatriz de menor tamanho.
SAIBA MAIS: COMO É FEITA A LIPOASPIRAÇÃO
Além disso, nesse procedimento, a musculatura é amarrada apenas abaixo do umbigo, por isso não necessita que esta parte seja remodelada.
Importante lembrar que nenhuma das cirurgias deve ser realizada como substituta à perda de peso. Aqui na Clínica D’Aló, sempre buscamos orientar os pacientes sobre a necessidade de manter uma alimentação saudável e ficar longe do sedentarismo.
Para nós, o mais importante é a qualidade de vida, para que você esteja satisfeito com a sua aparência.