Comer a cada três horas, fazer de quatro a seis refeições ao dia, eliminar carboidratos, consumir mais proteínas. Ao menos uma vez na vida você já deve ter ouvido alguma destas recomendações. Quando o assunto é alimentação, a todo instante surgem novas fórmulas e dicas para criar um cardápio voltado ao emagrecimento.
Mas, antes de sair mudando radicalmente o que você consome, saiba que a melhor forma para manter uma dieta equilibrada é comer pouco, várias vezes ao dia.
Saiba mais: Dicas nutricionais para pós-operatório cirúrgico
A chamada alimentação fracionada, quando bem elaborada, mantendo doses variadas de proteínas, carboidratos, frutas, legumes e cereais, garante nutrientes para suprir as necessidades de seu organismo. Com refeições bem distribuídas ao longo do dia, além de evitar exageros, você também consegue manter ou reduzir o peso.
Para você entender como é importante incluir pequenos lanches nos intervalos das principais refeições, elaboramos uma lista com os benefícios da alimentação fracionada.
1 – Fornecimento regular de energia para o organismo;
2 – Manutenção dos níveis de glicose no sangue;
Saiba mais: Leve uma vida doce sem exagerar no açúcar
3 – Estabilização ou aceleração do metabolismo;
4 – Garantia de maior saciedade ao longo do dia;
5 – Aumento da queima de calorias;
6 – Emagrecimento;
7 – Maior produção de serotonina, neurotransmissor que regula humor, sono, apetite, ritmo cardíaco;
O ideal é que você procure um nutricionista para avaliar quais suas necessidades e em quantas pequenas refeições sua alimentação pode ser distribuída, levando em conta sua rotina e condições físicas e metabólicas.
Lembre-se também que, assim como comer uma grande quantidade de alimento de uma só vez, atravessar grandes períodos de jejum sem orientação médica irá prejudicar sua saúde.