Dieta low carb: estratégia para perda de peso

Manter-se com o peso ideal é tão importante para nossa saúde quanto para a realização de cirurgias plásticas. O bom condicionamento físico minimiza os riscos dos procedimentos e também otimiza o processo de recuperação.

Uma das estratégias para perda de peso mais indicadas pela nutricionista da Clínica D’Aló, Juliana Deitos, é a dieta low carb. Com baixa ingestão de carboidratos, este programa nutricional pode ser personalizado de acordo com cada paciente e com os resultados desejados.

Adeptos deste tipo de alimentação têm na proteína sua principal fonte de nutrientes. Carnes, ovos e laticínios estão entre os itens mais consumidos.

De forma geral, um cardápio nutritivo, que atenda às necessidades diárias de nutrientes, exige a ingestão de até 55% de carboidratos para oferecer energia, auxiliar na recuperação muscular e manter a mente alerta. Porém, quando em excesso no nosso organismo, ele passa por um processo de inflamação e é causa o aumento de peso.

Nestes casos, a dieta low carb prevê que a ingestão de carboidratos não ultrapasse 20% das calorias consumidas durante um dia.

A low carb não é um programa de alimentação para ser adotado continuamente, pois pode causar perda massa óssea e muscular. É uma dieta desenvolvida por períodos recomendados pelo nutricionista e retomada sempre que houver necessidade. Depois de concluir a etapa indicada, o consumo de pães e massas, principalmente, deve ser reintroduzido gradualmente ao cardápio.

Nesta etapa, opte por consumir carboidratos que fazem bem para sua saúde. Ricos em fibras, os alimentos integrais aliados a raízes como batata-doce, inhame ou mandioca, têm médio ou baixo índice glicêmico. Ou seja, estes são absorvidos a um ritmo mais lento, com menor liberação de açúcar no organismo.

Mas antes de sair cortando todos os carboidratos da sua vida, procure um especialista para avaliar sua saúde e orientar a forma mais eficaz para perder peso. Dietas sem controle ou supervisão, além de não auxiliarem no emagrecimento podem colocar sua saúde em risco.

MAIS
POSTAGENS