Homens fazem cada vez mais lipoaspiração

Há algum tempo, o cuidado com o corpo e a beleza também faz parte do cotidiano masculino. O interesse pela cirurgia plástica segue a mesma linha. Tanto que, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, nos últimos cinco anos a procura dos homens pelas intervenções ficou quatro vezes maior.

À medida em que o corpo envelhece, aumenta a tendência ao acúmulo de gordura em torno do abdômen, na área do peito, queixo e pescoço. Características genéticas, falta de controle de peso e de atividades físicas também contribuem para o excesso de gordura. E é com o objetivo de eliminar as células adiposas destes locais que eles procuram a lipoaspiração.

O organismo masculino mantém a elasticidade da pele por mais tempo do que o feminino e torna a gordura abaixo da pele mais firme e vascularizada. Aliada a outros fatores, esta características ampliam a eficácia da lipoaspiração.

Também conhecido como lipoescultura, este procedimento retira o excesso de gordura e remodela áreas específicas do corpo. Pode ser aplicado também nas coxas, braços, costas, pernas e tornozelos. No entanto, é contraindicado para pacientes com excesso de gordura generalizado ou com grau elevado de flacidez na pele.

Para qualquer área do corpo, a técnica segue o mesmo padrão. Após a sedação, intravenosa ou geral, o médico faz pequenas incisões por onde uma solução líquida estéril é injetada para reduzir o sangramento e o trauma. Em seguida, uma cânula é colocada por estes cortes e, com movimentos de vai e vem, é usada para soltar o excesso de gordura. O material descolado é então aspirado para fora do corpo.

A quantidade de gordura aspirada varia de acordo com as necessidades de cada paciente, mas nunca irá ultrapassar 7% do peso corporal, já que a finalidade deste procedimento é melhorar o contorno do corpo e não promover a perda de peso. A gordura retirada dificilmente retorna. O que pode acontecer, caso não haja controle alimentar nem prática de exercício, é as células adiposas restantes incharem e a pessoa voltar a apresentar gordura localizada.

Após a cirurgia, é comum que o local fique inchado e o paciente apresente retenção de líquido. Quando estes fatores diminuírem, a melhora do contorno corporal será mais evidente.

O período pós-cirúrgico é fundamental para a obtenção de um bom resultado. É importante seguir as recomendações médicas como repouso, uso de bandagens, cintas ou malhas de compressão, evitar exposição ao sol e interromper a prática de exercícios físicos.

MAIS
POSTAGENS