O melhor conselho para as mulheres grávidas que se preocupam com a estética é: abrace a gravidez. Mesmo que você se sinta desconfortável com as alterações que costumam ocorrer no corpo, principalmente no seio e no abdômen, a sua saúde e a do bebê são mais importantes neste momento. Cirurgias plásticas somente são recomendadas de seis meses a um ano após o parto.
Em geral, depois de dar à luz, a perda de peso é questão de tempo. Por outro lado, a flacidez e a gordura localizada não vão embora com tanta facilidade.
Depois que você voltar ao peso normal, a lipoaspiração ajuda a eliminar células adiposas da barriga. Mas esteja ciente que esse procedimento não é para quem quer emagrecer.
Outra intervenção bastante procurada pelas mães é a abdominoplastia, que corrige a flacidez muscular e remove o excesso de pele e gordura em todo o abdômen. Nesse caso, não é permitido, por exemplo, segurar o bebê no pós-operatório, já que ficar sem levantar peso é uma das restrições da cirurgia.
Se a intenção for colocar silicone ou levantar os seios, você deve aguardar pelo menos três meses após o fim da amamentação. Esse tempo de espera precisa ser respeitado.
O que sempre recomendo às minhas pacientes é que avaliem com muito cuidado e cautela o desejo e a necessidade de passar por uma cirurgia plástica quando o bebê ainda é pequeno. Todos os procedimentos, até os mais simples, exigem cuidados no pós-operatório. Você precisa considerar que o sucesso do resultado depende também da sua colaboração para cumprir as recomendações médicas.
Abdominoplastia corrige musculatura após diástase
Para saber mais sobre o que levar em conta na hora de decidir por uma cirurgia plástica, clique aqui.