Quem deseja ou precisa passar por cirurgia plástica deve sempre conversar com seu médico para avaliar o melhor momento em que ela pode ser feita, levando em consideração também as etapas pré e pós-operatórias.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica estima que o inverno é o período de maior procura pelos procedimentos, até 50% maior do que nas estações mais quentes.
Vários são os fatores que levam a essa escolha:
1 – Possibilidade de recuperação completa até o verão, principalmente em relação às cirurgias modeladoras;
2 – Férias escolares e de trabalho costumam ocorrer nestes meses e possibilitam o repouso necessário sem interferir bruscamente na rotina;
3 – A temperatura mais baixa torna menos incômoda a utilização de curativos e acessórios, muitas vezes obrigatórios após a cirurgia, o que também ajuda a reduz o surgimento de inchaços;
4 – Preparação para o verão é o fator que mais faz aumentar a procura, já que, na maioria dos casos, em seis meses, o paciente já pode voltar totalmente a suas atividades. Até lá, o uso de roupas mais fechadas e a pouca exposição aos raios solares contribuem para que o processo de cicatrização não sofra interferências e deixe marcas não desejadas no corpo.
Mas não adianta sair correndo aos consultórios para marcar sua cirurgia, pois um resultado satisfatório independe da estação climática. O importante é procurar um especialista cadastrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e seguir todas as orientações.
O processo completo, com consultas, orientações do seu médico e exames necessários, sempre que possível, deve ser feito com antecedência e programação.
Por isso, mesmo parecendo mais confortável ao paciente escolher o inverno para a operação, em qualquer época do ano é possível fazer plástica, basta que você siga todas as recomendações do cirurgião antes e depois da cirurgia.