Rinoplastia: da estética à saúde

No ranking das dez cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, a rinoplastia ainda desperta muitas dúvidas entre homens e mulheres que desejam ou precisam passar pelo procedimento.

É também a cirurgia que mais chama atenção em relação à percepção dos resultados. Indicada para restabelecer o equilíbrio entre o nariz e a face, deve ser realizada preservando a naturalidade e a autenticidade do rosto.

rinoplastia-y-el-post-operatorias-686x412

Podem passar pela rinoplastia pessoas saudáveis, acima dos 13 anos de idade, com o crescimento facial finalizado, não fumantes e realistas em relação ao resultado que será obtido.

Com a cirurgia é possível mudar:

– O tamanho do nariz, em relação à estrutura facial;

– A simetria nasal;

– A largura do dorso nasal;

– O perfil do nariz;

– O aspecto caído, arrebitado ou muito grande da ponta do nariz;

– A aparência grande, alargada ou arrebitada das narinas.

Assim como os aspectos estéticos da face, a rinoplastia pode ser indicada para corrigir problemas funcionais em pessoas com dificuldades de respiração, por causa do desvio de septo, ou com crises alérgicas acentuadas, devido a alterações nos cornetos.

Pessoas com idade avançada também podem recorrer ao procedimento para melhorar a aparência. Assim como os olhos e o queixo, o nariz sofre com a ação do tempo e da gravidade. O tecido do nariz cede e a ponta ganha formato arredondado sendo direcionada para baixo.

Casos de fratura também são situações que costumam necessitar da rinoplastia. Acidentes, quedas, pancadas ou mesmo a prática de esportes podem ser a causa de alguns narizes quebrados. Depois de diagnosticada a lesão, é imprescindível que um cirurgião seja consultado. Quanto mais rápido for realizada a intervenção, melhores serão as condições de correção.

Da mesma forma que melhora a qualidade de vida, a rinoplastia pode devolver a autoestima às pessoas. Estar consciente do formato e tamanho do seu nariz, além de entender que a cirurgia deve ser um fator de realização pessoal e não para agradar os outros, são aspectos importantes neste processo.

Se mesmo assim restarem dúvidas, marque uma consulta para conversar com seu cirurgião. Quanto mais informações você tiver sobre o procedimento, mais segurança terá para decidir passar pela cirurgia. Lembre-se de verificar a qualificação do profissional que está tratando da sua saúde e se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Lei mais sobre o procedimento no nosso site.

MAIS
POSTAGENS