Bichectomia: a cirurgia que afina o rosto ao reduzir as bochechas

Você já deve ter ouvido falar bastante sobre bichectomia. Nos últimos tempos, essa palavra tomou conta de sites, blogs, redes sociais e até programas de televisão, sempre que o tema cirurgia plástica vem à tona. Mas você sabe como esse procedimento é realizado e para quem é indicado?

A busca por uma aparência harmônica, com feições bem definidas e traços suaves, é o desejo de muita gente. A anatomia do rosto é complexa, com múltiplas e delicadas estruturas, além de diversos compartimentos de gordura. Por isso, bochechas protuberantes podem conferir à face um aspecto mais volumoso, passando inclusive a impressão de ganho de peso.

Realizada inicialmente para corrigir problemas em pacientes que mordiam a bochecha, em decorrência de corredor bucal muito estreito, a bichectomia ganhou notoriedade para acompanhar as tendências na área da beleza e da cirurgia plástica.

bichectomia2

Com a técnica, retira-se a bola de Bichat, localizada na parte interna das bochechas entre dois músculos responsáveis pela mastigação. Isso permite afinar a face e compor uma aparência mais suave. Para retirar os excessos das bolas de Bichat, com anestesia local ou geral, uma pequena incisão é feita pelo lado de dentro da boca, deixando cicatrizes imperceptíveis.

Durante o pós-operatório, a recuperação é significativamente curta. Em uma semana as atividades normais já podem ser retomadas. Neste período, a orientação é para que os pacientes não se exponham ao sol diretamente e pausem as atividades físicas. Quanto à alimentação, no primeiro dia aconselha-se manter uma dieta líquida fria ou gelada. Nos dias subsequentes e até que a recuperação seja completa, alimentos pastosos.

angelina-jolie
Angelina Jolie está na lista de celebridades que fizeram a cirurgia

É um procedimento irreversível. Uma vez retirada a estrutura gordurosa que compõe a bola de Bichat, ele não volta mais. Por isso, se a pessoa ganhar peso após a cirurgia até poderá haver mudança no contorno facial por acúmulo de gordura, mas será mais perceptível em outras regiões e não muito nas bochechas.

As principais restrições para a realização do procedimento são em relação a pessoas menores de 18 anos ou que estejam fora do peso ideal. Somente um profissional capacitado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica pode avaliar e dizer se a técnica é indicada para o paciente.

Saiba mais sobre o procedimento aqui.

MAIS
POSTAGENS