Engana-se quem pensa que os cuidados com a pele envolvem somente as questões estéticas. Além da vaidade, a atenção com o maior órgão do corpo humano está diretamente ligado à vida saudável. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda fazer esfoliação ao menos duas vezes por semana para torna-la mais viçosa e promover e renovação celular.
Preparar a cútis antes da cirurgia plástica também é essencial, pois melhora a qualidade da cicatrização. Se, ao menos duas vezes por dia ela for hidratada, principalmente na área a ser operada, sua capacidade de elasticidade será intensificada, minimizando o risco de estrias, especialmente em cirurgias que envolvam próteses. Além disso, uma boa hidratação cutânea ainda evita problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce e infecções.
Em procedimentos como lifting facial e abdominoplastia, são aconselhadas sessões de drenagem linfática e ultrassom, já que podem envolver grande deslocamento de pele e, com isso, gerar maior inchaço, o qual deve ser combatido para evitar o aparecimento de fibrose, ondulações e irregularidades. O uso de malhas compressivas também contribui para minimizar o inchaço e ajuda a derme a se recuperar mais rapidamente.
Sempre ressalto para minhas pacientes que elas são únicas. Às vezes, mesmo que as recomendações acima sejam seguidas, pode acontecer o aparecimento de estrias devido a fatores hormonais e de predisposição genética.