Em busca do rosto ou corpo dos sonhos, algumas pessoas ainda têm o desejo de ficar parecidas com famosos. Mas, será que copiar traços de outras pessoas com cirurgia plástica é a melhor indicação para conquistar a harmonia facial ou corporal?
Antes disso, é preciso entender que cada um de nós possui características faciais únicas e estruturas ósseas diferentes que influenciam no resultado de qualquer procedimento. Tentar replicar um padrão de beleza único pode levar a um aspecto que não harmonize com a fisionomia e as características faciais originais do paciente.
SAIBA MAIS: 5 cuidados que você precisa ter antes da cirurgia plástica
Todas as pessoas, respeitados os limites de idade e a condições de saúde, podem passar por cirurgias plásticas. No entanto, vários fatores influenciam na realização dos procedimentos. Entre eles, respeitar os traços do paciente é premissa básica do cirurgião para manter a naturalidade na aparência.
Qualquer intervenção cirúrgica com fins estéticos ou reparadores deve ser realizada após avaliação do cirurgião e uma conversa franca sobre o desejo do paciente e o que é possível fazer. Assim, será possível ter uma noção realista dos resultados que serão obtidos.
SAIBA MAIS: Diferenças entre cirurgia estética e cirurgia reconstrutiva
Por isso, é sempre necessário escolher um profissional qualificado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para que tudo seja feito com segurança e dentro dos limites aceitáveis. Quando não adotados os cuidados necessários, a consequência pode ser uma aparência artificial. Em alguns casos, o exagero de plásticas para atender à fixação em se parecer com os famosos também pode prejudicar a saúde física e mental do paciente.
É preciso manter as características naturais dos pacientes
Seja para amenizar os sinais do envelhecimento, rejuvenescer a área dos olhos, eliminar flacidez ou ganhar volume nos seios e nas nádegas, em todos os casos é preciso manter a identidade étnica dos pacientes. Por isso, nem sempre as características de uma pessoa podem ser repetidas em outra.
O mais indicado, então, é realizar o procedimento, suavizando alguns traços e manter as características da pessoa. Por exemplo, a rinoplastia pode amenizar as formas do nariz de afrodescendentes, mantendo as feições naturais do paciente para que não pareça artificial. Assim como os olhos dos asiáticos podem continuar com a forma amendoada e ao mesmo tempo serem mais amplos com a técnica de ocidentalização dos olhos.