A prática de atividades físicas está entre as principais recomendações para manter uma vida saudável. Entre elas, a dança é uma ótima aliada para deixar o corpo em forma e protegê-lo de problemas cardíacos e respiratórios.
E os benefícios não param por aí. Ela ainda melhora a sustentação do corpo, a contração muscular, o controle motor, a resistência cardiopulmonar, o fortalecimento do corpo e a autoestima.
Para quem tem como objetivo a perda de peso, a ativação sanguínea provocada pelos movimentos corporais intensifica a queima calórica e amplia a capacidade cardiorrespiratória, o que contribui também para até 3% de ganho muscular.
Dependendo do ritmo escolhido, em uma hora de aula é possível queimar entre 200 e 600 calorias. Tango e mambo são as de menor intensidade, com gasto calórico de 210 kcal, em média. Já com o samba ou rock, os dançarinos podem queimar mais, quase 600 kcal no mesmo período.
A definição do estilo também depende de seu condicionamento físico. Pessoas com problemas no joelho, por exemplo, devem evitar gêneros que exijam a execução de movimentos rotativos.
É um exercício completo. Trabalha pernas, braços e quadris e fortifica as articulações. Por causa da melhora na postura, também favorece a coluna cervical, lombar e torácica. Em relação à tonificação dos músculos, os de trás das coxas, dos glúteos e das panturrilhas são os mais favorecidos com a prática.
Além de todas estas vantagens, a dança também é uma boa alternativa para melhorar o humor. Durante a atividade, nosso organismo libera endorfina e serotonina, substâncias relacionadas ao prazer e bem-estar. Também é uma forma de combater a ansiedade e o estresse. Toda energia e tensão acumuladas durante o dia são eliminadas com a movimentação rítmica corporal.
Esta também é uma atividade que pode ser praticada em qualquer idade, desde que observada a necessidade de adaptação às limitações físicas individuais. Consulte seu médico, faça uma avaliação e escolha qual ritmo combina mais com você.