Os olhos são as partes mais expressivas do nosso rosto. Com o passar do tempo, a pele perde textura, e a vitalidade na aparência cede lugar a um semblante cansado. Com a blefaroplastia, a cirurgia para correção das pálpebras, é possível reverter esta situação e conquistar uma imagem descansada e alerta novamente.
A seguir, apresentamos cinco passos para conhecer a cirurgia, entender como o procedimento é realizado e para quem é indicado.
1 – O que é a blefaroplastia
É uma cirurgia para corrigir os excessos de pele, gordura e flacidez muscular nas pálpebras ao redor dos olhos. Elimina bolsas de gordura e rugas finas. Em alguns casos, além de melhorar a aparência também oferece benefícios funcionais em pacientes com a pálpebra superior muito flácida e dobras que prejudicam a visão.
2 – Para quem é indicada
Geralmente, é realizada em homens e mulheres adultos com excesso de flacidez nas pálpebras e que também apresentem tecido facial e músculos saudáveis para não prejudicar a cicatrização. É importante que o paciente não seja fumante, não tenha condições oculares graves e possua expectativas positivas e realistas sobre o resultado.
3 – Como é feito o procedimento
O ato cirúrgico leva, normalmente, 90 minutos. Em casos específicos, este tempo pode ser prolongado. Mesmo assim, não ultrapassa 50% do tempo básico previsto.
Inicialmente, medicamentos por sedação intravenosa ou anestesia geral são administrados para que o paciente esteja mais confortável durante o procedimento.
As incisões são planejadas para ficarem escondidas dentro das estruturas naturais da região. Na parte superior, o corte é feito na prega da pálpebra. Já na parte de baixo, é feito logo abaixo da linha dos cílios.
O período de internação é de uma a quatro horas para procedimentos com anestesia local, o que acontece na maioria dos casos, e de 12 a 24 horas para anestesia geral.
4 – Cuidados antes e depois da cirurgia
Além das consultas de avaliação, o médico poderá solicitar exames laboratoriais e receitar medicamentos antes da cirurgia. Também irá recomendar a suspensão do uso de remédios como aspirina, anti-inflamatórios e anticoagulantes que podem aumentar o sangramento.
Após realizar a blefaroplastia, é necessário aplicar compressas frias várias vezes ao dia na região dos olhos, pois amenizam o inchaço comum ao pós-operatório. Por pelo menos 15 dias após a cirurgia, indica-se dormir de barriga para cima. É importante que as incisões não sejam sujeitas à força excessiva e movimentos bruscos durante a cicatrização. A utilização de óculos escuros também é recomendada para proteger os olhos do sol durante este período.
5 – Resultados
O resultado definitivo é atingido após o terceiro mês. Entretanto, logo após o oitavo dia, já é possível perceber aproximadamente 50% do efeito almejado. Dentro de um ano as linhas da incisão estarão totalmente refinadas. O uso de proteção solar deve ser contínuo para manter os resultados, pois mesmo com a cirurgia, o envelhecimento natural da pele tem continuidade.
Ao escolher um cirurgião lembre-se de verificar se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e se possui qualificação para realizar o procedimento. Para que sua aparência esteja de acordo com suas expectativas, a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são essenciais.