Como é feita a correção de abdômen

Com a chegada de dias mais quentes e o uso de roupas leves, decotadas e curtas cresce a procura por um corpo mais definido. Neste período, uma das partes que mais ganham a atenção dos pacientes é o abdômen.

A abdominoplastia é um procedimento cirúrgico para melhorar a aparência do abdômen. Muitas vezes, distensões causadas pela oscilação de peso, gravidez, envelhecimento ou hereditariedade podem deixar esta região do corpo com aspecto flácido e a cirurgia é indicada para retirar determinada quantidade de pele e de gordura e remodelar a cintura. Com a cirurgia, também é possível restaurar os músculos enfraquecidos ou separados e tonificar o perfil abdominal.

É preciso alertar que o objetivo deste procedimento não é a perda de peso. É indicado para pessoas que buscam melhorar o contorno abdominal, estando ou não em seu peso ideal. A redução de peso é uma consequência da cirurgia e que pode variar de pessoa para pessoa, conforme o volume de seu abdômen. Não é quantidade de pele e de gordura retirada que define o resultado estético, é a proporção desta parte do corpo em relação ao restante do tronco corporal.

fit-1017419

Casos em que o paciente esteja acima do peso ideal, apesar do resultado ser compensatório, o excesso de gordura em outras regiões ao redor do abdômen ainda existirão. Desta forma, outros tratamentos como a lipoaspiração podem ser indicados para definirem melhor o contorno corporal.

Durante a cirurgia, alguns medicamentos como sedação intravenosa ou anestesia geral podem ser administrados para oferecer maior conforto ao paciente. A incisão para este procedimento é feita entre a linha do púbis e o umbigo e seu tamanho vai depender do grau de correção desejada. É por esta incisão que os músculos abdominais enfraquecidos serão reparados e o excesso de gordura retirado. Em alguns casos, uma segunda incisão pode ser necessária em torno do umbigo para que o excesso de pele na parte superior do abdômen seja retirado. Desta forma, a cicatriz é planejada para ficar próxima aos pelos pubianos e ser encoberta pelas roupas de banho ou íntimas.

Períodos de inchaço e relativa insensibilidade podem ser percebidos no abdômen durante os primeiros meses. Espontaneamente esta situação regride. Aspecto “esticado” ou “plano” também pode ser percebido durante esta fase. Gradativamente, os resultados vão surgindo com o decorrer dos meses, desde que iniciados os exercícios indicados para a modelagem. A aparência definitiva do abdômen é atingida de 12 a 18 meses após a cirurgia.

Tecnicamente, a abdominoplastia é um procedimento permanente. No entanto, os resultados positivos podem ser menores caso ocorram oscilações significativas de peso. Nestes casos, para pessoas que pretendem perder grande quantidade de peso ou mulheres que ainda pretendem engravidar, indicamos que a cirurgia seja feita após este período.

Em todas as cirurgias a decisão de se submeter a elas e decidir se os benefícios atingirão a seus desejos e expectativas é exclusivamente do paciente. Cabe ao cirurgião plástico oferecer todas as explicações necessárias para que haja compreensão de todas as etapas que envolvem o procedimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira também em outro post a diferença entre abdominoplastia e mini-abdominoplastia.

MAIS
POSTAGENS