Conheça as três etapas que envolvem a cirurgia plástica

A escolha por uma cirurgia plástica, seja ela reconstrutiva ou estética, é uma decisão pessoal do paciente e que requer planejamento. Independente se de pequeno, médio ou grande porte, os procedimentos são realizados em três principais etapas: pré-operatório, durante a cirurgia e pós-operatório. E cada uma atende às necessidades que o procedimento requer.

A seguir, apresentamos cada um destes estágios.

Pré-operatório

Este é um momento importante para o paciente, pois não acontece apenas quando se dirige à sala de cirurgia. O pré-operatório tem origem no momento em que a decisão de se submeter a um procedimento é tomada e precisa discutir a motivação do paciente, suas expectativas e o resultado que será atingido.

A relação com o médico deve ser sincera, por isso informar as condições de saúde, alergias e tratamentos médicos é essencial para definir qual o melhor procedimento.

Checklist: 10 itens que você precisa saber antes da cirurgia plástica

 

Previamente também podem ser solicitados exames e avaliações de outros médicos, assim como o uso ou a suspensão de remédios que o paciente utilize, pausa no consumo de cigarros e álcool e na prática de atividades físicas.

Durante o pré-operatório o paciente também será informado sobre a necessidade de internação, tempo de jejum, quando deve tomar banho, quais medicações precisa utilizar, qual a previsão de duração da cirurgia e tempo de recuperação.

Durante a cirurgia

Esta é a etapa que mais apresenta variações, pois depende do tipo de cirurgia realizada. De forma geral, em acordo com o paciente e com suas necessidades, o médico já tem pré-definido o tipo de anestesia que será aplicada. Antes disso, medicamentos de sedação podem ser administrados para oferecer mais conforto ao paciente durante o procedimento.

Em alguns casos, quando o paciente precisa estar totalmente imóvel e o procedimento requer mais tempo, opta-se pelo uso de anestesia geral. Esta escolha é mais segura e permite controlar de forma mais eficiente a pressão arterial, a pulsação, a oxigenação e a respiração. Além de aplicar o anestésico, o médico anestesiologista permanece na sala de cirurgia até seu término, para garantir que o trabalho do cirurgião seja seguro e tranquilo.

Pós-operatório

Tão importante quanto a realização da cirurgia, o acompanhamento pós-cirúrgico e os cuidados que ele exige são essenciais para alcançar os objetivos pretendidos. Orientar o paciente sobre o que ele pode ou não fazer nas semanas seguintes à cirurgia é dever do médico e obedecer a estas recomendações é fundamental para o paciente evitar riscos à saúde.

Conforme a técnica e o tipo de intervenção realizada, os meses posteriores à operação podem exigir maior ou menor atenção. Mesmo que algumas questões neste período dependam de como o organismo responde, de forma geral, esta etapa requer repouso, suporte nutricional adequado e, em alguns casos, o uso de cintas, malhas ou ataduras que aceleram a recuperação e o desaparecimento de edemas e inchaços.

Por que indicamos a malha cirúrgica?

 

A escolha de um médico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é requisito primordial para que estas etapas sejam respeitadas e cumpridas. O resultado definitivo de uma cirurgia plástica pode levar mais de um ano para aparecer. Por isso, a atenção a estas fases é fundamental para atingir os resultados pretendidos.

MAIS
POSTAGENS