Não há escapatória, uma hora ou outra os sinais da idade começam a aparecer, perde-se o tônus muscular e as ruguinhas se formam no rosto e pescoço. Quem deseja melhorar a aparência e alcançar resultados bem próximos aos naturais, tem no minilifting facial o procedimento ideal.
Também conhecida como ritidoplastia, esta cirurgia é uma das mais procuradas pelos pacientes. Entre seus benefícios também estão a correção dos vincos abaixo das pálpebras, dos sulcos ao longo do nariz e ao redor da boca, excesso de gordura sob o queixo e a mandíbula.
Durante o procedimento, na maioria dos casos, é aplicada anestesia com sedação. Para a cirurgia, uma incisão é feita do couro cabeludo na região temporal, passando em torno da orelha e terminando na parte inferior do couro cabeludo. Corte feito, a gordura é esculpida ou redistribuída pela face e pescoço. O tecido é reposicionado e os músculos elevados e em seguida a sutura é feita para fechar a incisão.
Porém, para alcançar efeitos naturais, além de escolher um médico de confiança, qualificado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), é preciso que cirurgião e paciente discutam todos os detalhes do procedimento e as possibilidades de resultados. Isto porque as cicatrizes serão permanentes e, por isso, projetadas para ficarem disfarçadas na linha do cabelo e contorno da orelha. Com o decorrer do tempo, tornam-se cada vez menos perceptíveis. Enquanto isso, recursos cosméticos, maquiagem e penteados adequados podem disfarçar ainda mais as marcas.
Em casos onde existam rugas muito acentuadas, tanto no rosto como no pescoço, alguns procedimentos como preenchimentos e peelings podem ser feitos em associação à ritidoplastia com o objetivo de melhorar a qualidade da pele. Também é comum realizar o lifting de testa em conjunto com esta cirurgia para corrigir a flacidez e a aparência de testa franzida.
Pós-cirúrgico: acompanhamento é essencial para bons resultados
Até atingir o resultado final, etapas evolutivas acontecem e vários meses podem ser necessários. Neste período, edemas, manchas roxas, hipersensibilidade e insensibilidade podem surgir, com maior ou menor intensidade. Importante aplicar protetor solar sempre, para não prejudicar a cicatrização e ajudar a manter a aparência rejuvenescida. Adotar um estilo de vida saudável também ajuda a prolongar os resultados.
Imagem: Freepik