Silicone mamário: na frente ou atrás do músculo?

As próteses mamárias de silicone estão entre as cirurgias mais realizadas em todo o mundo. Uma das dúvidas que mais surge quando as pacientes me procuram é sobre a posição onde os implantes serão colocados. Existem duas possibilidades, a retromuscular e a retroglandular, ou seja, atrás ou na frente do músculo peitoral.

Não existe uma técnica que se aplique a todas as pessoas. Por isso, antes de explicar como cada uma é realizada, é importante esclarecer que a definição por uma ou outra depende de fatores como a genética, formato do corpo, espessura da pele, tamanho do tórax e das mamas.

Retromuscular

Esta técnica surgiu para resolver o problema de pessoas com mamas muito pequenas e com pouca cobertura para cobrir o implante, o que deixava as bordas do silicone bem marcadas sob a pele. Neste procedimento o silicone é inserido atrás do músculo, é mais invasivo e por isso o pós-operatório é mais dolorido, já que afeta a anatomia muscular. Neste período, os movimentos dos braços precisam ser limitados por cerca de 30 dias.

Caso a paciente seja submetida a esta técnica sem que haja indicação correta do médico, ela poderá apresentar efeitos colaterais, como a dupla bolha. Isto acontece porque a contração muscular movimenta o implante para cima, e a glândula mamária fica deslocada, gerando um duplo contorno, um da prótese com o músculo e outro da glândula.

Retroglandular

É a técnica mais indicada e que se adequa à grande maioria dos pacientes. É menos invasiva, já que o implante é colocado na frente do músculo peitoral através de incisões que podem ser feitas na região periareolar, transaxilar ou inframamária. Assim, exige um pós-operatório menos dolorido que, se obedecido em sua totalidade, não apresentará efeitos colaterais.

Em todos os casos, as cicatrizes da cirurgia ficam disfarçadas no sulco formado entre a mama e o tórax, na área da aréola ou na axila, conforme o que foi decidido entre médico e paciente. Com o tempo, as marcas chegam a ser imperceptíveis e o resultado definitivo do formato do seio é atingido entre o 12º e 18º mês após a realização.

Cinco dúvidas frequentes sobre cirurgias de mamas

 

Lembre-se que o principal antes de decidir por uma cirurgia plástica é estar segura de que esta será uma escolha pessoal, sem pressões ou influências. Por isso, procure um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), converse com ele e tire todas as suas dúvidas antes de se submeter ao procedimento.

MAIS
POSTAGENS