Diabetes controlada permite realização de plástica

O diabetes é uma doença crônica e silenciosa. Afeta mais de 13 milhões de brasileiros, número que, conforme dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, cresce gradativamente.

O organismo de quem possui a doença não produz insulina ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Consequentemente, não utiliza a glicose da forma correta. Assim, o nível de açúcar no sangue fica alto e acontece a hiperglicemia. Se esse quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

A maioria dos casos está dividida em dois grupos:

Diabetes Tipo 1: em geral costuma acometer crianças e adultos jovens, mas pode ser desencadeado em qualquer faixa etária;

Diabetes Tipo 2: diagnosticado em 90% dos pacientes diabéticos que apresentam aumento de peso e obesidade como principais fatores de risco.

Mas de onde vem o açúcar no sangue?

A nutricionista da Clínica D’Aló, Juliana Deitos, explica que os alimentos que ingerimos são responsáveis pelos índice de glicose no sangue. “ O carboidrato dietético é o principal determinante dos níveis de glicose pós-prandial, e vários estudos clínicos mostraram que dietas de baixo teor de carboidratos melhoram o controle glicêmico”, esclarece.

Alimentos ricos em carboidratos

– refrigerante

– suco de frutas

– doces

– amido (pão, macarrão, arroz e batatas)

Para quem deseja ou precisa fazer cirurgia plástica, estar com os níveis de açúcar no sangue elevados pode apresentar riscos, principalmente no processo de cicatrização. A doença afeta também os vasos sanguíneos e interfere na pressão arterial. Diabéticos ainda tendem a ser mais propensos a infecções.

Por isso, o cirurgião plástico somente pode liberar a realização de procedimentos  se a doença estiver controlada e nenhum órgão do corpo tenha sido comprometido.

Vale ressaltar que todas as pessoas, tendo ou não diabetes, devem seguir uma alimentação saudável. Isso ajuda a manter o peso e prevenir inúmeras doenças como o Diabetes tipo 2.

A terapia nutricional é parte integrante no tratamento, podendo manter o controle dos níveis de açúcar no sangue e evitar as possíveis complicações.

Lembre-se que quem possui diabetes sempre deve ser acompanhado por um médico e um nutricionista de forma regular.

MAIS
POSTAGENS