Quatro cirurgias faciais para rejuvenescer

Ter um rosto rejuvenescido está entre os principais desejos de quem recorre aos cirurgiões plásticos. Realizados com diferentes objetivos, cada cirurgia facial pode ser feita de forma isolada ou em associação a outras, como forma de promover o equilíbrio das proporções e corrigir imperfeições estéticas ou funcionais.

Entre as técnicas preferidas por homens e mulheres destacam-se a blefaroplastia, a ritidoplastia ou minilifting, a bichectomia e a rinoplastia.

Blefaroplastia

Esta cirurgia é indicada para corrigir os excessos de pele, gordura e flacidez muscular na região em torno dos olhos. Em alguns casos, para melhorar o aspecto funcional das pálpebras. As cicatrizes são imperceptíveis, disfarçadas entre os sulcos da pele. Ao todo, a cirurgia dura em torno de 90 minutos e o período de internação é de uma a quatro horas para procedimentos com anestesia local é de 12 a 24 horas para aqueles com anestesia geral, realizados em menor número.

Para o pós-operatório, indica-se a colocação de compressas frias várias vezes ao dia para limpeza e diminuição do inchaço. Após a primeira semana percebe-se 50% do resultado e a aparência final é atingida depois de 90 dias.

Ritidoplastia ou lifting facial

Considerada a cirurgia do rejuvenescimento facial, permite resultados bem próximos aos naturais. Seu principal objetivo é melhorar o aspecto de flacidez, rugas e sulcos em regiões como pálpebras inferiores, ao longo do nariz e nos cantos da boca, queixo e mandíbulas.

Inicialmente, as cicatrizes deste procedimento ficam visíveis. No entanto, com o passar do tempo, tornam-se cada vez menos perceptíveis. Pacientes com rugas muito acentuadas na face, pescoço ou queixo requerem tratamentos complementares como preenchimentos e peelings que melhoram a qualidade da pele.

Edemas, inchaços, hipersensibilidade ou insensibilidade podem ser percebidas durante o processo de recuperação. Neste período também pode ser necessário o uso de bandagens em torno do rosto. Vale lembrar que esta cirurgia não tem como objetivo modificar a aparência do paciente nem parar o processo de envelhecimento.

Bichectomia

Este é o procedimento que permite afinar a face compor uma aparência mais suave. A técnica consiste na retirada da bola de Bichat, localizada na parte interna das bochechas entre dois músculos responsáveis pela mastigação. A cirurgia exige o uso de anestesia local ou geral. O processo é irreversível, feito através de uma pequena incisão pelo lado interno da boca que deixa cicatrizes quase imperceptíveis.

A recuperação é significativamente curta, em cerca de uma semana as atividades normais já podem ser retomadas. Neste período, deve-se evitar a exposição direta ao sol e pausar as atividades físicas. A alimentação nos primeiros dias deve ser líquida, fria ou gelada. Nos dias subsequentes, e até que a recuperação seja completa, alimentos pastosos.

Rinoplastia

A aparência e a proporção do nariz podem ser melhoradas com a rinoplastia. Além de devolver a harmonia facial, a técnica também contribui para elevar a autoestima dos pacientes. A cirurgia tem finalidade estética ou funcional, quando pode ser empregada para corrigir dificuldades respiratórias.

Está entre os procedimentos que mais chamam a atenção em relação aos resultados, pois pode ser empregada para modificar o tamanho e o perfil do nariz, a simetria nasal, a largura do dorso nasal, o aspecto caído ou arrebitado da ponta do nariz ou a aparência grande e alargada das narinas.

Como as incisões são feitas nos sulcos ou na parte de dentro do nariz, as cicatrizes são imperceptíveis. Após o procedimento, a região é mantida imobilizada com gesso por cerca de sete dias. Até atingir o resultado esperado e definitivo, o paciente passa por várias fases evolutivas com inchaços e edemas.

Converse com seu médico, certifique-se que ele seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, escolha o melhor procedimento para seu caso e esteja realista quanto aos resultados que serão atingidos. Assim como em outros procedimentos, seguir as recomendações médicas é fundamental para o sucesso da cirurgia e os efeitos compatíveis com o esperado.

MAIS
POSTAGENS