Dicas nutricionais para pós-operatório cirúrgico

A preparação para uma cirurgia plástica envolve cuidados específicos nas etapas pré e pós-cirúrgicas, sendo o período pós-operatório o que exige atenção redobrada.

É neste momento que nosso corpo está mais suscetível a processos inflamatórios e alterações metabólicas que incluem edema (inchaço), aumento dos níveis de glicose, proteólise e elevação da taxa metabólica basal.

Nesta etapa ocorre também o processo de cicatrização das lesões teciduais, o que exige a adoção de uma dieta específica, centrada na ingestão de alimentos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Pacientes que apresentam resistência periférica à insulina (hiperglicemia não glicídica), comum ao período pós-cirúrgico, devem evitar a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico (IG) como cereais refinados (pães e massas brancas), doces, açúcares e refrigerantes.

Nutricionista da Clínica D’Aló, Juliana Deitos dá algumas dicas dos tipos de alimentos que auxiliam no combate à infecção:

Ômega-3: salmão, atum, sardinha, arenque, nozes, castanhas, macadâmia, linhaça e chia. E ainda vegetais folhosos verde-escuros;

Substâncias bioativas: chá verde, alho, aveia, açafrão (cúrcuma), azeite de oliva extra virgem;

Frutas: cítricas (limão, laranja, maracujá), frutas vermelhas (amora, mirtilo, cereja, açaí), uvas roxas com sementes e cacau.

Para a redução do inchaço, nossa nutri indica a ingestão adequada de água pura, no mínimo 1,5 litro por dia, e alimentos ricos em potássio. Neste grupo estão batatas, molho de tomate, feijões, ervilhas, cogumelos, peixes, abacate, damasco seco, tâmaras, banana, amora, ameixa seca, melancia, água de coco, espinafre e abóbora.

Alguns chás também podem auxiliar pacientes durante a recuperação. A cavalinha, o dente-de-leão e o chapéu-de-couro têm ação anti-inflamatória e este último também é diurético.

A ingestão de sódio também deve ser reduzida, principalmente aquele presente em alimentos industrializados, enlatados, embutidos e temperos prontos. O ideal é consumir de 2 a 4 gramas de sal ao dia. A inclusão de algumas ervas e temperos pode facilitar a redução de sódio. Anote esta uma receita de sal de ervas caseiro:

Receita sal de ervas caseiro

Ingredientes:

1 colher de sopa de alecrim

1 colher de sopa de salsinha seca

1 colher de sopa de manjericão

1 colher de sopa de orégano

1/2 xícara de sal light (possui menor teor de sódio e mais potássio) ou sal marinho

Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes no liquidificador ou mixer e bata até que fiquem misturados e mais finos. Conserve em um recipiente de vidro com tampa. É ideal como tempero de carnes, saladas e molhos.

MAIS
POSTAGENS