Dicas nutricionais para uma alimentação adequada no inverno

Em todas as épocas do ano precisamos estar atentos aos cuidados com a alimentação. Além de promover a saúde, uma dieta equilibrada pode ajudar também a aumentar a imunidade e evitar doenças sazonais.

No inverno nosso organismo exige mais calorias para se manter aquecido e, para aumentar a produção de calor, gasta mais energia que em outras estações. Paralelamente, nosso apetite aumenta e com ele abusamos de alimentos calóricos. Estas condições, aliadas à diminuição das atividades físicas, podem contribuir ainda para o ganho de peso.

A nutricionista da Clínica D’Aló, Juliana Deitos, explica que escolher fontes mais saudáveis de alimentação é fundamental para passar estes meses sem ganhar quilos indesejados e ainda evitar alterações na glicemia, pressão arterial e colesterol.

A profissional também lista algumas orientações nutricionais específicas para este período:

Hidrate-se!

Água, chás e infusões são essenciais em dias mais frios quando nossa pele precisa de maior hidratação. Invista, principalmente em chás verde ou preto e nas infusões de frutas, erva-cidreira, erva-doce e hortelã.

Sopas e cremes

Sopas e cremes preparados com legumes, verduras e um tipo de proteína, além de saborosas são nutritivas e ideais para saciar a fome. Cuidado com a inclusão de ingredientes como creme de leite, óleo, bacon, batatas, mandioca e massas para o preparo dos pratos, pois podem tornar a refeição rica em calorias.

Frutas e hortaliças da estação

Aumente sua imunidade sem se esquecer das frutas e hortaliças da estação ricas em vitamina C, como laranjas, abacaxi, bergamota e limão.

Outras orientações que devem ser observadas dizem respeito à rotina das atividades físicas, ao consumo de saladas cruas, horários fixos para a alimentação e manter as mesmas quantidades de alimentos antes consumidos, podendo substituí-los por outros mais quentes.

Por fim, aproveite esta estação para seguir um plano alimentar e emagrecer. No inverno, nosso organismo consome mais calorias para manter a sua temperatura e há o aumento da Taxa de Metabolismo Basal (TMB) que indica a quantidade mínima de energia para manter as funções vitais do organismo em repouso. Esta taxa pode variar de acordo com o sexo, peso, altura, idade e nível de atividade física.

MAIS
POSTAGENS