Leve uma vida doce sem exagerar no açúcar

Depois de sugerir que vocês coloquem menos sal e mais temperos naturais nas refeições, desta vez nosso texto é para quem gosta do lado doce da vida. O açúcar, além de ser irresistível para muita gente, quando consumido em excesso também causa malefícios à saúde.

Dados do Ministério da Saúde apontam que um adulto deve consumir, em média, 50 gramas de açúcar por dia, tanto para os adicionados industrialmente aos alimentos quanto aos consumidos em sua forma natural.

Você sabia?

  • 350 ml de refrigerante contém 38 gramas de açúcar
  • 300 ml de chá mate contém 25,5 gramas de açúcar
  • 200 ml de achocolatado contém 28 gramas de açúcar
  • 500 ml de isotônico contém 30 gramas de açúcar

refrigerante

A ingestão exagerada desse alimento aumenta o risco de obesidade, cáries, hipertensão, diabetes, colesterol e triglicérides, além de elevar a probabilidade do aparecimento de doenças cardíacas.

Mas, se você não abre mão de um doce após o almoço, ou de algumas doses de café adoçado durante o dia, saiba que é possível substituir o açúcar por opções mais saudáveis como mel, açúcar mascavo e stévia, que ainda podem agregar valor nutricional à alimentação.

Mel

Talvez o adoçante natural mais popularizado, o mel é rico em vitaminas do complexo B, minerais e antioxidantes. Boa fonte de carboidratos, em sua composição ainda apresenta frutose e glicose. Seu consumo, porém, deve ser moderado, pois concentra grande quantidade de calorias. Também contém propriedades antibiotóticas que auxiliam na manutenção da imunidade.

mel

Stévia

Considerada uma das formas mais saudáveis de adoçante, a stévia é extraída de uma planta que leva o mesmo nome. É rica em sais minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, zinco e selênio. Nem um pouco calórica, é diurética e tem capacidade de adoçar até 300 vezes mais que o açúcar.

Açúcar mascavo

Obtido nas primeiras extrações da cana, possui menos calorias e mais cálcio, fósforo, magnésio e potássio que o açúcar branco. Pessoas com diabetes precisam ter atenção, pois seu consumo pode elevar o índice glicêmico.

açúcar mascavo

Açúcar demerara

Levemente refinado, pode ser encontrado também sob o nome de cristal dourado, e não recebe aditivos químicos, o que preserva boa parte de seus nutrientes. Em termos nutricionais, se equivale ao açúcar mascavo.

Sucralose

Elaborada a partir da molécula do açúcar, mesmo que não contenha nutrientes, esta versão de adoçante não é nociva ao organismo e não altera a taxa glicêmica. Os produtos feitos a base de sucralose têm poder adoçante 600 vezes maior que o açúcar.

Agora é só escolher o que melhor se adapta a sua rotina alimentar. Lembre-se, nada vem sozinho para o seu prato. É você quem decide quais os alimentos que farão parte da sua alimentação. Manter os níveis de açúcar do sangue controlados contribui para que você tenha uma vida mais saudável e ainda evita que sua cirurgia plástica precise ser adiada.

 

MAIS
POSTAGENS