Uma pitadinha de sal aqui, outra pitadinha ali e, quando a gente percebe, nossas refeições já estão cobertas por esse tempero. Um dos condimentos mais utilizados em receitas, mesmo deixando tudo muito saboroso, pode ser um dos grandes vilões da nossa saúde se consumido em excesso.
Entre os malefícios estão o envelhecimento precoce, a hipertensão arterial, o aparecimento de cálculo renal, a insuficiência renal e a osteoporose, situações e doenças que podem impedir ou retardar a realização de uma cirurgia plástica.
Se você acha que não consegue cortar de vez o sal da sua dieta, uma boa opção é ir acrescentando, gradativamente, outros temperos, ervas e especiarias aos pratos. Saudáveis e com propriedades benéficas ao organismo, podem oferecer uma explosão de sabores ao seu paladar.
Pimenta – Apesar do ardido, inconveniente para algumas pessoas, a pimenta possui capsaicina, o princípio ativo que diminui o risco de doenças cardíacas e acelera o metabolismo, auxiliando no processo de emagrecimento.
Gengibre – Essa raiz tem função antioxidante, combate os radicais livres e auxilia na redução do colesterol. Também é expectorante e ótimo no combate à dor e à inflamação.
Alho – Com sabor e aromas bem característicos, o alho reforça o sistema imunológico, tem potencial antomicrobiano, antiviral e anticoagulante.
Cebola – Tão comum quanto o sal, a cebola aparece em grande parte das receitas culinárias. Rica em vitamina C, ainda possui ação anti-inflamatória e antioxidante.
Orégano – Entre os diversos benefícios, o orégano tem grandes propriedades antissépticas, anti-inflamatórias, antifúngicas e antioxidantes. É expectorante e estimula o sistema imunológico.
Alecrim – Além de muito aromático, o alecrim auxilia na circulação sanguínea, estimula o funcionamento do fígado, melhora a digestão e fortalece o sistema imunológico.
Coentro – Possui vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio, sódio e zinco. Oferece ação digestiva e anti-inflamatória, ajuda a eliminar metais pesados do organismo e tem propriedade calmante.
Hortelã – De sabor refrescante, seu principal benefício está ligado ao trato digestivo. Atua como antiespasmódico, contra náuseas, cólicas e indigestão.
Manjericão – De sabor inconfundível, este tempero auxilia no combate ao cansaço, enxaqueca e insônia. Ativa o sistema imunológico e ainda tem propriedades antissépticas e cicatrizantes.
Salsinha – É uma boa fonte de cálcio, vitamina C e potássio. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e possui ação anti-inflamatória. Também é indicado para combater a retenção de líquidos, pois tem efeito diurético.
Tomilho – É uma erva com propriedades digestivas, antisséptica, antioxidante e antibacteriana.
Açafrão – Também conhecido como cúrcuma, é um tempero com alto poder antioxidante e anti-inflamatório. É rico em vitamina C, ferro, potássio e fósforo. Também combate o envelhecimento precoce.
Aproveite e já faça a listinha para que na próxima ida ao supermercado nenhum deles fique de fora da sacola. Lembre que manter um acompanhamento com especialistas que conheçam as propriedades e benefícios dos alimentos é sempre a melhor opção para a sua saúde.