A realização de uma cirurgia plástica, quando feita para atender desejos estéticos, deve levar em conta detalhes como a época do ano e o momento na vida do paciente. Eles precisam estar alinhados ao tipo de procedimento a ser feito para que os resultados sejam o mais próximo do esperado.
Quando recebo meus pacientes, sempre converso sobre a forma como a decisão foi tomada. Esta deve ser um estímulo pessoal, sem qualquer interferência ou pressão social e familiar.
Assim, se não há qualquer predisposição genética ou de enfermidade que impossibilitem a intervenção cirúrgica, o momento ideal para que seja feita a plástica é quando a pessoa está segura de que é isso que quer para sua vida.
Estar ciente de sua aparência, de todas as etapas da cirurgia e quais os resultados reais podem ser alcançados também devem ser levados em consideração frente a esta decisão.
Além das questões pessoais, fatores como a estação escolhida para se submeter aos procedimentos cirúrgicos são levados em consideração. Há quem prefira o inverno, período onde é registrado aumento de 50% no número de cirurgias plásticas realizadas. O clima ameno desta época facilita quando há necessidade do uso de acessórios como cintas e ataduras.
Mas durante o verão, a procura pelos procedimentos também é considerada alta. Por coincidir com o período de férias, pode facilitar o repouso, essencial para que o resultado final seja satisfatório.
Independentemente da estação ou da idade (salvo casos onde seja determinante para a realização ou não da cirurgia), o melhor momento para se submeter aos procedimentos, estéticos ou reparadores, é aquele em que seu corpo e sua mente estejam prontos para encarar.
Confira também post que fala sobre cuidados que se deve ter no verão.