Se há algum tempo, falar em cirurgia plástica estava destinado apenas às conversas femininas, uma nova cultura insere os homens neste universo de cuidado com a beleza. Seja para eliminar a temida barriguinha ou para prolongar a aparência jovial, eles cada vez mais frequentam as clínicas cirúrgicas e recorrem aos procedimentos estéticos.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica revela que, em cinco anos, a procura masculina pelas intervenções ficou quatro vezes maior. O levantamento apresentado pela instituição ainda mostra que, a cada dois minutos, procedimentos como lipoaspiração, ginecomastia, rinoplastia ou blefaroplastia são feitos em algum homem.
A preocupação masculina com a aparência acontece cada vez mais cedo. No entanto, é a idade do paciente que determina a escolha por uma ou outra plástica. Logo no início da puberdade, quando os garotos passam a compreender melhor seu corpo, é comum que a família procure um cirurgião plástico para atender casos, principalmente, de orelhas em abano e ginecomastia.
Intervenções minimamente invasivas, como tratamentos a laser e aplicação de toxina botulínica, e ainda as cirurgias de lipoescultura e rinoplastia são as preferidas por aqueles que já estão na idade adulta.
Pacientes próximos a atingir a terceira idade apresentam marcas mais evidentes do envelhecimento da pele, com flacidez, rugas e sulcos acentuados. É nesta época da vida que homens contribuem para aumentar a procura pelo lifting facial e também pela blefaroplastia, como forma de melhorar a aparência na região dos olhos.
Em qualquer fase da vida, tanto para homens como para mulheres, o mais importante após decidir por um procedimento cirúrgico, estético ou reparador, é certificar-se que o profissional escolhido é capacitado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.