Responsável pela estruturação da pele, o colágeno garante, além da firmeza, aparência saudável e jovial. Ele é constituído, principalmente, por glicina, prolina, alanina e hidroxiprolina e corresponde a 25% das proteínas em nosso organismo. Também tem importante participação no processo de cicatrização e regeneração epitelial em casos de cortes ou cirurgias.
O corpo humano se mantém em constante produção desta substância, porém, por volta dos 30 anos, a quantidade reduz gradualmente. A partir desta idade, um novo tecido, menos elástico e mais fibroso começa a aparecer e, junto com ele, rugas, flacidez, cabelos e unhas enfraquecidos.
Uma dieta equilibrada, com a ingestão correta de alguns alimentos que contenham colágeno e estimulem sua produção, pode corrigir os níveis da substância em nosso corpo.
A seguir, alguns dos principais itens que não podem faltar em sua mesa:
Frutas cítricas
Ricas em vitamina C, estimulam a produção do colágeno. Três porções ao dia já são suficientes.
Frutas vermelhas
Além de combater os radicais livres, graças à grande quantidade de cianidina e vitamina C, as frutas vermelhas também contribuem para as paredes dos vasos sanguíneos ficarem mais irrigadas e oxigenadas.
Abóbora e cenoura
Por causa da grande concentração de vitamina A, auxiliam na regeneração da pele. Podem ser consumidas em forma de saladas e sucos.
Gelatina
Com grande quantidade de colágeno e de baixa caloria, contribui para manter o viço da pele, unhas e cabelo sem estimular o aumento de peso.
Carnes, ovos e peixes
Importante fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, estes alimentos auxiliam na flora intestinal e agem no metabolismo de carboidratos, lipídios e aminoácidos.
Vegetais verde escuro
A importância destes alimentos está na alta concentração de ácido fólico, importante nutriente para a síntese de RNA e DNA, fundamentais para a renovação celular. Além disso, brócoli, espinafre e couve, por exemplo, também possuem quantidade significativa de vitamina C.
No entanto, se não forem preparados corretamente, os alimentos podem perder suas vantagens nutritivas. Cozinhar no vapor, ingerir as cascas, reutilizar a água do cozimento para outras receitas e consumi-los o mais fresco possível são dicas a serem observadas.
Em alguns casos, nutricionistas também podem indicar a suplementação com a ingestão de colágeno hidrolisado. Em pó ou em cápsulas, o produto tem alta concentração da proteína e é totalmente absorvido pelo organismo.
Quer saber como os alimentos influenciam no processo de cicatrização? Confira aqui.