Linhas de expressão, rugas, flacidez e até manchas aparecem com o passar do tempo. A pele é o órgão que mais reflete esta passagem. Fatores naturais ou genéticos são responsáveis por parte destes sinais da idade. Porém, existem hábitos que podem acelerar ou retardar seu aparecimento.
Atuar na causa do problema é a melhor forma de prevenir seu surgimento. A aparência envelhecida da pele, seja no rosto, nas mãos ou no corpo, pode ser evitada incluindo práticas simples ao nosso dia a dia. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta, por exemplo, limpar a pele duas vezes ao dia, pela manhã e à noite, principalmente as partes mais expostas. Assim, o acúmulo de oleosidade e outros resíduos, como cremes, maquiagens e poluição, causadores do entupimento dos poros, são eliminados.
Procurar profissionais capacitados e fazer limpeza de pele periodicamente também contribui para um semblante saudável. A técnica remove as impurezas e devolve hidratação e tonificação. Quando combinada à esfoliação, remove as células mortas e estimula a renovação celular.
Outras medidas também contribuem para uma aparência saudável e jovem:
1 – Protetor Solar: a falta de proteção, combinada ao excesso de exposição solar são responsáveis pelo envelhecimento e surgimento de pintas, sardas e manchas. Também estão relacionadas como os principais fatores da manifestação do câncer de pele. O protetor solar deve ser aplicado antes mesmo de sair de casa e reaplicado ao longo do dia.
2 – Dieta equilibrada: uma alimentação rica em fibras, vegetais, frutas, legumes e hortaliças possui grande quantidade de antioxidantes, importantes no combate à ação dos radicais livres. Além de atuarem na manutenção de uma pele saudável, viçosa, jovem e hidratada, estes alimentos evitam acnes e cravos. Reduzir o consumo de açúcar e de gordura também é essencial. Enquanto os doces em excesso causam a perda da função elástica, a gordura em demasia se acumula em algumas regiões do corpo e causa celulites.
3 – Hidratação: a melhor forma de hidratação é a que acontece de dentro para fora do nosso corpo. Por isso, ingerir ao menos dois litros de água diariamente contribui para manter o viço no maior órgão do corpo humano.
4 – Sono na medida certa: além do aspecto de cansaço no dia seguinte, as olheiras e o humor alterado, uma noite de sono mal dormida ou com horas insuficientes para o corpo descansar também prejudica a pele. Durante o repouso, o sono freia a ação do tempo sobre nossas células. Com o ambiente escuro e tranquilo, o organismo aumenta a produção de melatonina, importante antioxidante de combate os radicais livres.
5 – Nada de sedentarismo: são inúmeros os benefícios da prática de exercícios físicos para nosso corpo. A circulação sanguínea e o metabolismo são intensificados e, por consequência, a qualidade da pele aumenta. Manter uma rotina de atividades também combate a flacidez e a gordura localizada.
6 – Viva sem cigarros: o tabaco está entre as principais toxinas que aceleram o processo de envelhecimento da pele. Ele deixa a derme amarelada, mais espessa e opaca. E ainda causa distúrbios metabólicos que levam à aceleração da perda de colágeno.