Sem medo da anestesia

Local, peridural, raquidiana ou geral. Independentemente do procedimento cirúrgico, uma das principais preocupações dos pacientes é a anestesia.

Primordial para a realização da maioria das operações, as soluções anestésicas são compostas por vários medicamentos associados e têm, entre suas principais funções, a capacidade de promover o relaxamento muscular e evitar que haja dor durante o processo.

A Sociedade Brasileira de Anestesiologia destaca que existem diversos tipos de anestésicos, tanto gerais quanto locais, cuja aplicação varia de acordo com o tipo intervenção cirúrgica.

A principal diferença entre as anestesias locais e gerais é que os anestésicos locais são depositados próximos aos nervos, já os gerais são administrados por via respiratória ou venosa.

pexels-photo-63833

 

Além das condições de saúde do paciente, para definir qual tipo será utilizado durante uma cirurgia plástica são analisadas questões que envolvem um conjunto de orientações do médico cirurgião e do anestesista, bem como do tipo de operação, tempo de duração e de recuperação.

Mas, por medo ou mesmo falta de informação, você ainda pode estar se perguntando: será que no meu caso precisa anestesia geral? Se for um procedimento onde os movimentos do paciente devam ser evitados e que demande mais tempo, a resposta provavelmente é sim.

Os anestesiologistas optam por esse tipo de anestesia em cirurgias mais demoradas, como nos casos de abdominoplastia, pois consideram mais seguro o controle sobre a pressão arterial, pulsação, oxigenação e respiração do paciente.

Além de aplicar a anestesia, o médico anestesiologista permanecerá ao lado do paciente durante toda a operação, atuando para que o trabalho do cirurgião seja seguro e tranquilo.

abdominoplastia

Há outros procedimento, porém, que exigem apenas anestesia local, recomendada para evitar dor e sensibilidade na área da cirurgia e manter o paciente acordado, consciente do que está acontecendo. Usualmente, é empregada em procedimentos como blefaroplastia ou pequenas áreas de lipoaspiração.

BLEFAROPLASTIA

Quando detectados graus elevados de agitação e nervosismo no paciente, também podem ser administrados sedativos intravenosos em associação à anestesia local.

Algumas intervenções cirúrgicas ainda podem ter como indicação as anestesias peridural ou raquidiana, utilizadas para bloquear a sensibilidade a partir de pontos do tórax ou abdômen.

Esses dois tipos de anestesia são aplicados na coluna vertebral e, na maioria dos casos, são empregadas juntamente com a sedação para manter o paciente desacordado durante todo o processo.

anestesia

É importante lembrar que todas as suas dúvidas, sejam em relação à anestesia, ao procedimento, à duração ou à recuperação no pós-cirúrgico, ou mesmo os risco que uma cirurgia envolve, podem e devem ser levadas ao seu médico. Somente assim você e o profissional de sua escolha terão uma relação de confiança para que o resultado da cirurgia seja o melhor possível.

Para conhecer um check list com 10 itens que você precisa conversar com seu médico antes da cirurgia plástica, clique aqui.

Lipoaspiração, abdominoplastia e blefaroplastia estão entre as seis tendências mundias em cirurgia plástica. Leia mais neste link.

MAIS
POSTAGENS