Adolescentes e a cirurgia plástica

Rinoplastia, aumento e redução de mamas, otoplastia e lipoaspiração estão entre os procedimentos mais desejados pelos adolescentes. Durante a fase de transição corporal, meninos e meninas apresentam insatisfação com alguns aspectos de sua aparência. Mas para que um procedimento estético seja realizado, é importante observar se o corpo já chegou ao amadurecimento completo.

Além disso, o jovem deve estar preparado psicologicamente para se submeter à intervenção e procurar um profissional capacitado, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Também precisa entender como a mudança poderá afetar sua vida, discutir com a família todas as possibilidades e compreender que o procedimento deve ser realizado para atender a uma necessidade pessoal, que lhe traga satisfação, e não apenas devido às pressões e aos padrões sociais impostos.

cirurgianaadolescência-leonardodalo

 

Entre as cirurgias mais procuradas, tanto pelos rapazes quanto pelas moças, as que envolvem as mamas figuram no topo das listas. Para elas, ter seios demasiadamente pequenos ou grandes pode representar insegurança e desconforto, principalmente nas épocas mais quentes do ano. Essas situações podem ser revertidas com os implantes de silicone ou com cirurgias de redução.

Já para eles, a ginecomastia, representada pelo crescimento das glândulas mamárias devido ao acúmulo de gordura ou de fatores hereditários, além de gerar desconforto, pode causar outros problemas de saúde, como os relacionados à postura. Isso acontece pois eles tendem a se curvar para frente para disfarçar o volume da região. Para estes casos, a redução de mamas é o procedimento indicado, podendo ser necessária uma nova intervenção ou tratamentos secundários caso a mama continue a se desenvolver.

Assim como em pacientes adultos, as cirurgias realizadas em adolescentes apresentam riscos que podem ser amenizados de acordo com a condição da saúde e da qualidade da vida do jovem. Da mesma forma, a recuperação acontecerá conforme o esperado, desde que sejam obedecidas todas as orientações médicas e cuidados nos períodos pré e pós-operatório.

MAIS
POSTAGENS