Tão importante quanto a preparação física e psicológica necessárias antes de qualquer cirurgia plástica, os pacientes precisam estar cientes de que o momento pós-operatório é fundamental para que os resultados obtidos sejam compatíveis com a expectativa.
Esse período pode envolver cuidados com a alimentação, menor exposição ao sol, repouso, procedimentos estéticos associados, pausa nos exercícios físicos e ainda o uso de adereços como cintas e malhas cirúrgicas.
Indicadas principalmente após a realização de lipoaspiração e abdominoplastia, as malhas cirúrgicas servem para fazer compressão na região do corpo onde o procedimento foi realizado. Além de proporcionarem mais conforto ao paciente, auxiliam na diminuição da retenção de líquido e contribuem com o processo de cicatrização.
Se você tiver que usar algum desses acessórios, é preciso atenção a itens como a qualidade do tecido com que são produzidos. Deve ser um material antimicrobiano e que permita a transpiração, para evitar irritações na pele e comprometimento do resultado final.
O uso das malhas cirúrgicas também é aconselhado para que a pele possa se moldar às novas medidas do corpo e, por isso, seu uso deve ser contínuo por cerca de 30 dias, removendo apenas para o banho e higienização do material.
Outro fator importante em relação ao seu uso é que promove a drenagem linfática e permite que o paciente permaneça na postura correta para não prejudicar a cirurgia.
Mas nada de pensar que quanto mais apertada estiver sua malha, melhor para a recuperação. A compressão é necessária, porém deve ser suave, permitindo apenas que os tecidos fiquem firmes. Caso contrário, a pressão pode causar desconfortos e ainda problemas na circulação sanguínea.
Esteja atento também à formação de dobras no tecido da malha ou cinta, pois podem provocar marcas e influenciar na cicatrização e remodelação da pele. Caso isso ocorra, converse com seu cirurgião para que ele indique o uso de placas protetoras.
Lembre que seguir todas as orientações de seu médico e procurá-lo sempre que estiver com dúvidas é a melhor forma de conseguir resultados bem próximos à expectativa depositada na cirurgia.