A Otoplastia é a cirurgia para correção de deformidades na orelha. Podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por trauma ou outras doenças. A deformidade mais conhecida é a orelha em abano.
A cirurgia da orelha em abano é feita para corrigir o afastamento das orelhas da cabeça, aspecto pouco estético que costuma incomodar jovens e adultos.
Como em toda cirurgia estética, a indicação de tratamento deve partir da vontade do próprio paciente, cabendo ao cirurgião plástico estabelecer se os anseios são reais e qual tratamento mais indicado para cada caso.
Em crianças, a idade ideal para fazer essa cirurgia é a partir dos 6 ou 7 anos, período em que a orelha já está totalmente formada.
A CIRURGIA
O procedimento cirúrgico é feito através de um corte na pele atrás da orelha, no sulco formado entre a orelha e a cabeça. A anestesia pode ser local, local com sedação ou geral. A escolha leva em consideração o tamanho da cirurgia, as condições clínicas, psicológicas e a idade do paciente.
RECUPERAÇÃO E RESULTADOS
O curativo inicial costuma ser maior, protegendo toda a parte superior da cabeça. Após 24-48 horas, este curativo é retirado, mantendo-se o uso de faixas elásticas por um período entre 20 a 30 dias.