A Toxina Botulínica Tipo A é usada para atenuar as rugas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos “pés de galinha” podem ser beneficiados com o método. A técnica consiste em injetar a substância no músculo cuja hipertrofia e tônus provocam o aparecimento das rugas. Assim se obtém uma paralisia temporária, com o desaparecimento das rugas mais leves e atenuação das mais profundas. A expressão não se altera e não há sensações desagradáveis.
A duração do efeito é de quatro a seis meses e depois vai desaparecendo. Com a paralisia temporária do músculo, o hábito condicionado que forma rugas de expressão diminui e a velocidade de aparecimento de novas rugas é menor. Então, mesmo parando o uso, permanece um efeito benéfico. Com as aplicações repetidas, existe tendência a haver um efeito cada vez mais prolongado em alguns casos.
O produto é liberado pelo FDA (controle de medicamentos) americano, como bloqueador muscular e quando usado por médicos treinados não apresenta complicações.
Se o paciente deseja voltar a ter um rosto mais jovem e não quer se submeter a uma cirurgia, a aplicação de Toxina Botulínica Tipo A pode ser uma solução rápida, simples e de baixo custo.
Existem ainda outras indicações para uso da toxina botulínica, como o tratamento de hiperidrose (excesso de suor) em palmas das mãos, plantas dos pés e axilas. Os resultados obtidos nestes casos têm sido muito bons.