A cirurgia plástica em pacientes pós bariátricos tem o objetivo de tratar a flacidez e sobra de pele em todas as regiões afetadas pelo emagrecimento, melhorando o contorno corporal e a autoestima de homens e mulheres.
Que áreas do corpo são tratadas na plástica pós-bariátrica?
As áreas mais afetadas pelo emagrecimento são o abdome, mamas, braços, coxas e face. A flacidez depende do grau de emagrecimento e as cirurgias devem ser realizadas dentro das condições clínicas de cada paciente.
As cirurgias plásticas podem ser realizadas em simultâneo?
O paciente que foi submetido a uma cirurgia bariátrica geralmente tem anemia crônica e proteínas baixas, portanto sua cicatrização é mais demorada e os riscos de infecção e complicações são maiores. Recomendamos que as cirurgias sejam feitas conforme a condição clínica de cada pessoa, após os exames de sangue e muitas vezes com reposição prévia de ferro endovenoso ou transfusão sanguínea. Cirurgias com tempo acima de 4 horas já apresentam risco maior de trombose, infecção e outras complicações, por isso o paciente deve realizar uma avaliação pré-operatória completa, inclusive da parte cardiológica.
A cirurgia plástica em pacientes pós-bariátricos é igual a pacientes comuns?
Não, no paciente que teve um grande emagrecimento por cirurgia bariátrica a flacidez é muito mais intensa, e a espessura da pele é mais fina, dificultando as suturas e acabamentos, sendo necessário cortes e cicatrizes maiores para compensar as sobras de pele. O planejamento difere e a expectativa de resultados também, sendo muito comum a recidiva de flacidez, principalmente em mamas entre 6 meses e 1 ano da cirurgia.
Como é a abdominoplastia em pacientes pós-bariátricos?
Depende da quantidade de peso perdido e da distribuição da flacidez. Em pessoas com muitas dobras no abdome e flacidez acima do umbigo, muitas vezes é indicada a abdominoplastia em âncora, com reconstrução do umbigo para modelar a cintura e tratar a flacidez vertical. A abdominoplastia em âncora é mais demorada e deixa uma cicatriz vertical no centro do abdome, que pode ficar aparente ou em alguns casos formar queloide, necessitando de tratamentos especiais para amenizar o aspecto.
Em pacientes com flacidez intensa em toda a região de abdome e flancos, que apresentam queda da região dos glúteos, é indicada a abdominoplastia circunferencial, que remove também a sobra de pele no dorso, promovendo um lifting da região glútea. A cicatriz dá a volta no corpo como um cinturão, mas é posicionada dentro dos limites de uma roupa íntima mais larga e o resultado de melhora do contorno corporal é expressivo. O uso de drenos é necessário por até 7 dias, e de modeladores corporais por até 90 dias após a cirurgia.
Como é a cirurgia de correção de mamas flácidas no paciente pós-bariátrico?
As mamas das mulheres que emagreceram após uma cirurgia bariátrica geralmente tem muita flacidez e perda de volume, sendo necessária a realização de uma mastopexia com prótese de silicone submuscular, para melhor definição, suporte e contorno das mamas. As cicatrizes são em formato de T invertido e sua extensão pode alcançar a região lateral do tórax, dependendo da quantidade de pele e flacidez a ser removida.
Os homens que fizeram cirurgia bariátrica também apresentam um grau de flacidez importante no tórax e a cirurgia é como uma mamoplastia redutora, porém com técnicas que localizam as cicatrizes e mamilos em posição mais masculina.
Como e o pós-operatório de uma plástica em pacientes pós-bariátricos?
Os pacientes que emagreceram muito após uma cirurgia bariátrica geralmente tem anemia crônica, um grau variável de desnutrição proteica e deficiência de vitaminas pela dificuldade de absorção destes elementos no estômago e intestino. Assim notamos uma maior dificuldade de cicatrização, inchaço prolongado, edema linfático principalmente em pernas e braços, além da necessidade em alguns casos de transfusão sanguínea ou administração de ferro endovenoso após a cirurgia.
Quando podem ser feitas as plásticas em um paciente pós-bariátrico?
As plásticas podem ser realizadas a partir de 1 ano e 6 meses após a cirurgia bariátrica, quando há estabilidade de peso. O paciente não pode estar com anemia ou desnutrição proteica para fazer a cirurgia plástica, deve tratar antes e assim garantir a segurança do procedimento.
Quais as cirurgias plásticas pós-bariátricas mais realizadas?
Abdominoplastia.
Mastopexia com prótese se silicone
Coxoplastia (plástica das coxas).
Braquioplastia (plástica dos braços).
Lifting de face e pescoço
Blefaroplastia
Esclareça todas as suas dúvidas, marque a sua consulta. Informe os dados a seguir solicitados: